Alerta:O seu browserB.N.I. - Browser Não Identificado não é o mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript.Active o javascript ou actualize-o por favor!

 
Página Inicial | Quem Somos | Apresentação | Apresentação
quem somos
Filtragem
Voltar a Apresentação
Apresentação

A A2000 iniciou a sua atividade em 2001, ministrando formação profissional a pessoas desfavorecidas, em diferentes Tipologias de Intervenção, no âmbito dos Fundos Europeus, atividade que mantém.

A A2000 promove dois tipos de serviços:

SERVIÇOS FORMATIVOS: com vista à promoção da qualificação e do emprego das pessoas, a saber:

- Qualificação Profissional de pessoas com deficiência ou Incapacidade: Formação Inicial no âmbito do Percurso C – individualizados com base em referenciais de formação não integrados no CNQ, com uma duração de 2 900 horas (incluindo Formação Prática em Contexto de Trabalho), nos concelhos de: Sta. Marta de Penaguião, Baião, Resende, Tabuaço, Vila Real, Chaves, Armamar e Vila Pouca de Aguiar; Formação Contínua nas áreas de Operador de loja - 125 horas; Auxiliar Educativo - 150 horas; Empregado de Restauração - 175 horas, nos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Baião, Resende, Chaves, Tabuaço

- Formação de adultos pouco qualificados ou que pretendam reciclar os conhecimentos 

- Formação Pedagógica Inicial 

Com exceção desta última tipologia formativa, as restantes são financiadas pelo FSE e pelo Estado Português.

SERVIÇOS NÃO FORMATIVOS: de cariz social, com vista a desenvolver competências pessoais e sociais conducentes a uma inserção familiar e social de pessoas desfavorecidas ou em risco de exclusão, a saber:

- Gabinete Psicossocial (GPS): promove atividades com pessoas idosas (Espaços de Convívio) - recebe apoio financeiro do Município e 5 Juntas de Freguesia de Sta. Marta de Penaguião (União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane, Sever, Fontes, União de Freguesias de Louredo e Fornelos e Alvações do Corgo).

- Intervenção Precoce na Infância (IPI): intervenção com crianças entre os 0 e os 6 anos que reúnam características pessoais ou sociais que coloquem em risco o seu pleno desenvolvimento - é financiada pelo Instituto de Segurança Social.

- Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP): pretende promover a integração socioprofissional das pessoas com deficiência ou incapacidades (jovens e adultos) que, evidenciem capacidades produtivas. Este serviço envolve 3 ações: IAOQE (Informação, avaliação, orientação para a qualificação e emprego), AC (Apoio à colocação) e APC (Acompanhamento pós-colocação) - é financiado pelo IEFP.

- Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD): assume-se como um “serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência ou incapacidade e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais” e envolve duas modalidades: a) Atendimento e Acompanhamento Social b) Reabilitação Social - é financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP.

 

Em termos históricos, a A2000:

- Entre 2003 e 2012 manteve uma Empresa de Inserção – “InSerCarp - Carpintaria” – na área de carpintaria de construção civil, empregando seis trabalhadores que mudavam em ciclos de dois anos e meio.

- Entre 2006 e 2010 foi a Entidade Promotora e Executora do Projeto “Sorrisos”, elaborado ao abrigo da Medida 2 do Programa Progride – Programa para a Inclusão e Desenvolvimento – dirigido às crianças e jovens em risco do concelho de Santa Marta de Penaguião.

Em suma, a intervenção da A2000, no âmbito da sua Missão, abrange áreas relacionadas com a formação, o emprego, a família, a comunidade, a educação e a saúde, visando o aumento da qualidade de vida dos seus clientes, estando certificada desde 2011 pelo sistema de qualidade EQUASS e desde 2012 pela ISO 9001:2008.

E-mail
Palavra Passe
14-02-2020Doador do mês de fevereiro [+]
14-02-2020Doador do mês de fevereiro [+]
Mais Notícias [+]   Ver Arquivo [+]
  
© 2020 | Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento - A2000 | Termos de Utilizaçãopowered by Glups