Dia 14 de novembro, realizou-se na sede da A2000 uma Assembleia-Geral Ordinária (em formato presencial e digital) com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apreciação e votação da Revisão do Orçamento para o ano de 2025, bem como o Parecer do Conselho Fiscal;
2. Apreciação e votação do Programa de Ação e Orçamento para o ano de 2026, bem como o Parecer do Conselho Fiscal;
3. Outros assuntos.
O Programa de Ação e Orçamento foi estruturado de forma a responder aos Objetivos Estratégicos do quadriénio que vai de 2024 a 2027. Estes foram definidos no âmbito de 3 vertentes, a saber: Clientes e Serviços; Aprendizagem e Desenvolvimento e Gestão Estratégica.
CLIENTES E SERVIÇOS:
Neste ano de 2026 pretende-se:
– Dar continuidade aos projetos transitados do ano anterior: Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI); Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF); Intervenção Precoce na Infância (IPI); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD); Centro de Recursos para a Inclusão (CRI – Ministério da Educação); Projetos locais – Espaços de Convívio para idosos; atividades ludopedagógicas para pessoas com deficiência – que decorrem em Armamar e Tabuaço; Projeto Oportunidade D’Ouro, para pessoas com doença mental e ainda, as 5 novas respostas (Lar Residencial (2), Centro de Atividades de Capacitação e Inclusão (1), Residência de Autonomização e Inclusão (2) com início em dezembro/2025)
Expandir a oferta de serviços, diversificar os projetos e públicos-alvo, nomeadamente ao nível da: Formação Profissional, Centro de Recursos para a Qualificação e Emprego e Espaços de Convívio (expandir para outros concelhos); Implementar candidaturas efetuadas ao Instituto Nacional de Reabilitação, ao Fundo de Sustentabilidade – Six Senses Douro Valley.
Em termos globais, durante o ano de 2026, através dos serviços transitados e dos que se prevê iniciar, abranger-se-ão 1189 clientes.
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
O Sistema de Gestão de Qualidade da A2000 responde ao modelo EQUASS, o que se vai manter em 2026. Isto obriga a que sejam alcançadas metas, para um conjunto de indicadores predefinidos que fomentam a participação e responsabilização dos stakeholders, para se manter um desempenho responsivo às necessidades dos intervenientes, com qualidade ao nível metodológico, humano e físico.
Em 2026 prevê-se que a A2000 envolva 104 trabalhadores e 15 Medidas Ativas de Emprego, mantendo uma média de 150 parcerias
GESTÃO ESTRATÉGICA
Considerando que a A2000 prevê iniciar o ano 2026 com mais do dobro de trabalhadores, será fundamental investir para que todos se mantenham alinhados com a Missão e as Políticas internas, por forma a manter uma cultura empoderadora dos mais vulneráveis e simultaneamente a gestão seja capaz de enfrentar todas as demandas financeiras que a concretização das ações previstas envolve, o que exigirá grande rigor, planificação e cooperação de todos os stakeholders.
REVISÃO DO ORÇAMENTO PARA 2025
Foi aprovado por unanimidade a Revisão do Orçamento para o ano 2025.
ORÇAMENTO PREVISIONAL PARA 2026
O Orçamento Previsional para 2026 é de 4.577.538,00€, prevendo-se um resultado líquido do exercício de 102.257,00€. Na sequencia de todas as obras de requalificação dos edifícios da sede da A2000, necessárias à melhoria das condições de trabalho e à abertura das 5 novas respostas sociais, o endividamento à Banca é elevado e vai aumentar.
Estamos conscientes de que o ano 2026 será um ano desafiante para a A2000, tanto pelos novos serviços a iniciar em dezembro/25, como pela expansão de outros.
Todos os documentos estão disponíveis para consulta no site da A2000: www.a2000.pt.
Marina Teixeira, Diretora Técnica





