15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

Dia 15 de novembro, realizou-se uma Assembleia-Geral Ordinária (em formato presencial e digital) para aprovação da revisão do orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

O Programa de Ação foi estruturado de forma a responder aos Objetivos Estratégicos do quadriénio 2024 a 2027. Estes foram definidos no âmbito de 3 vertentes, a saber: Clientes e Serviços; Aprendizagem e Desenvolvimento;  e Gestão Estratégica.

CLIENTES E SERVIÇOS:

Neste ano de 2025 pretende-se:

– Dar continuidade aos projetos transitados do ano anterior: Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI); Formação Pedagógica Inicial de Formadores (FPIF); Intervenção Precoce na Infância (IPI); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Centro de Atendimento, Acompanhamento e reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD); Centro de Recursos para a Inclusão (CRI – Ministério da Educação); Projetos locais – Espaços de Convívio para idosos – que decorrem nos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Lamego; atividades ludicopedagógicas para pessoas com deficiência – que decorrem em Armamar e  Tabuaço.

– Concluir as obras financiadas pelo projeto PARES 3.0. e estabelecer os Acordos de Cooperação com a Segurança Social para as 5 respostas sociais previstas (2 Lares Residenciais, 2 Residências de Autonomização e Inclusão, 1 Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – CACI).

– Expandir a oferta de serviços, diversificar os projetos e públicos-alvo, nomeadamente ao nível da: Formação Profissional (expandir para outros concelhos); CRIP, IPI; CRI; Projeto cofinanciado pelo Prémio Caixa Social da CGD para doentes mentais; iniciar a construção de uma ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos); Implementar candidaturas efetuadas ao Instituto Nacional de Reabilitação, ao Programa Regional do Norte 2021-2027 (NORTE 2030) – Portugal Inovação Social para constituição de Parceria para a Inovação Social e ao Fundo de Sustentabilidade – Six Sences Douro Valey.

Em termos globais, durante o ano de 2025, através dos serviços transitados e dos que se prevê iniciar, abranger-se-ão 1053 clientes.

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

O Sistema de Gestão de Qualidade da A2000 responde à norma EQUASS, que vai manter, respondendo aos seus indicadores e fomentando a participação e responsabilização dos stakeholders, para se manter um desempenho responsivo às necessidades dos intervenientes e com qualidade ao nível metodológico, humano e físico.

GESTÃO ESTRATÉGICA

A este nível pretende-se cumprir a Missão e as políticas internas, gerindo os riscos advindos dos contextos sociopolíticos nacionais e locais, o que se adivinha complexo, pois conciliar a responsabilidade social de dar voz e oportunidade aos mais vulneráveis e simultaneamente enfrentar todas as demandas financeiras que a concretização das ações previstas envolve, exigirá grande rigor, planificação e cooperação de todos os stakeholders.

REVISÃO DO ORÇAMENTO PARA 2024

Foi aprovado por unanimidade a Revisão do Orçamento para o ano 2024.

ORÇAMENTO PREVISIONAL PARA 2025

O Orçamento Previsional para 2025 é de 3.762.497€, prevendo-se um resultado líquido positivo de 60.350€. Devido a todas as obras de requalificação do edifício da sede da A2000, designadamente as obras ao abrigo do programa PARES 3.0, o endividamento à Banca é elevado e vai aumentar.

Todos os documentos estão disponíveis para consulta no site da A2000: www.a2000.pt/programa-de-acao/.

Em suma, 2025 será para a A2000 um ano marcado pela expansão de novos serviços e todos os desafios daí advindos.

Marina Teixeira, Diretora Técnica

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content