16.º Aniversário da A2000

Técnicos, clientes e dirigentes da A2000 em festa de aniversário com representantes das entidades locais

16 anos ao serviço da comunidade 

 A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 comemorou, no dia 7 de Setembro de 2016, o seu 16.º Aniversário com um Porto d’honra brindado pela amizade, trabalho e serviço a favor da comunidade.  

Diferenciando-se dos anos anteriores, o 16º aniversário da A2000 foi celebrado em dois momentos distintos tendo sido o Auditório Municipal e o Fórum de Atividades de Santa Marta de Penaguião os palcos escolhidos para os nossos convidados, colaboradores, formandos e outros clientes, familiares e Órgãos Sociais passarem a tarde em festa. 

Iniciou-se com uma receção especial, no Auditório Municipal, onde a atenção foi dirigida aos formandos dos cursos da Formação Profissional da A2000 e aos seus respetivos familiares. A equipa da A2000 que intervém no projeto da Formação Profissional foi apresentada aos familiares dos formandos com o intuito de fortalecer, ainda mais, os laços que os unem presenteando-os de seguida com um vídeo sobre os formandos que já se encontram a realizar Formação Prática em Contexto Trabalho (FPCT) em diversos locais (IPSS’s e empresas) desempenhando diferentes funções, com os seus próprios testemunhos. Nesse mesmo vídeo ganhou-se uma nova perspetiva em relação à opinião dos responsáveis dos diferentes locais que receberam formandos em FPCT assim como o parecer dos familiares em relação à intervenção da A2000. Esta primeira parte terminou com um debate e exposição de opiniões entre os presentes dando voz aos formandos que se mostram agradecidos pela intervenção da A2000 na vida deles.  

Em seguida, rumou-se para o Fórum de Atividades, em que a envolvente familiar a que a A2000 já habitou os convidados juntou as pessoas que nos têm acompanhado ao longo da nossa caminhada, a citar: o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Dr. Luís Machado; a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Dra. Sílvia Silva; o Vereador, Sr. José Moreira; os Presidentes das Freguesias de Santa Marta de Penaguião: União das Freguesias de Louredo e Fornelos, Sr. Manuel Pinto; União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João) e Sanhoane, Sr. Fernando Moreira; Freguesia de Alvações do Corgo, Sr. João Silva; Representante da Câmara Municipal de Mesão Frio, Dra. Marisa Carreira; Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real, Dra. Doroteia Abraão; IPSS’s presentes: Fundação Asilo Luís Vicente, Dra. Inês Pereira; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos, Dra. Ana Gouveia; Fundação Carneiro Mesquita, Dra. Paula Conceição; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Santa Marta de Penaguião, Dr. Emanuel Costa, entidades parceiras no desenvolvimento da Formação Prática em Contexto de Trabalho, Membros dos Órgãos Sociais, colaboradores, formandos, clientes e amigos, contando com a presença cerca de 150 pessoas.   

O Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, agradeceu a presença de todos referindo que, há 16 anos, quando 9 pessoas assinavam a escritura de constituição da A2000, não se imaginava o que é a A2000 hoje: uma entidade que ministra formação profissional para pessoas com deficiência e incapacidade em 8 concelhos (Sta. Marta de Penaguião, Baião, Resende, Tabuaço, Chaves, Montalegre, Armamar e Vila Pouca de Aguiar); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional cuja zona de abrangência é a área de influência do Centro de Emprego de Vila Real; desenvolve o projeto de Intervenção Precoce na Infância em 4 concelhos (Sta. Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio e Mondim de Basto). Assinará, brevemente, o Acordo de Cooperação Atípico com a Segurança Social para a resposta social CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade) também a desenvolver nos referidos 4 concelhos; vai ministrar Formação Modular para empregados e desempregados; em parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e as Juntas de Freguesia do concelho operacionaliza Espaços de Convívio em 5 freguesias do concelho, destinados a idosos autónomos e isolados.  

O Presidente da A2000 enalteceu a parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, que tem trabalhado em estrita colaboração para que as novas instalações da A2000, na Zona Oficinal de Santa Marta de Penaguião, sejam uma realidade próxima e, para assinalar a data, a Autarquia decidiu com prontidão ceder mais uma loja para que a A2000 possa melhorar as condições de trabalho e serviço. Aquele responsável terminou a sua intervenção, referindo que a A2000 trabalha, todos os dias, com empenho e dedicação, formando e capacitando os seus clientes, contribuindo para a sua inclusão social. É esta a MISSÃO da A2000.  

Tomando a palavra, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Dr. Luís Machado, cumprimentou os presentes, mencionado que a A2000 podia estar em todos os concelhos que foram citados, mas sempre fizeram questão de estar em Santa Marta de Penaguião, o que muito orgulha o concelho. Elogiou o relacionamento da Câmara com a A2000, o qual vai além do simples relacionamento de parceria… Santa Marta é o concelho da região que está melhor servido de IPSS’s, sendo que a área da deficiência conta com o excelente trabalho desenvolvido pela A2000. Neste sentido, o Município cedeu 2 lotes à A2000 com o compromisso de construção das suas instalações, através de candidaturas e apoios comunitários. Além disso, vai ceder temporariamente mais uma loja, pois a A2000 tem sido uma excelente oportunidade para a formação e emprego dos jovens do concelho.  

O Presidente da Câmara deixou o desafio da internacionalização da A2000, designadamente com a cidade de Zamora, dadas as relações privilegiadas entre aquela cidade espanhola e Santa Marta de Penaguião. Se a A2000 quiser ter atividade em Zamora pode contar com o Município e que seria fantástico daqui a 1 ano assinar 1 protocolo ibérico. Desafio prontamente aceite pelo Presidente da A2000. 

Tomando a palavra a Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real, Dra. Doroteia Abraão,  felicitou e elogiou a A2000 pelo seu 16.º aniversário. Aquela responsável mais referiu a qualidade de estrutura especializada e de suporte ao IEFP, na área da reabilitação.  

 De seguida cantaram-se os parabéns, seguindo-se a degustação dos petiscos regados com o habitual Vinho do Porto.  

O 16.º aniversário da A2000 irá também ser comemorado em: Chaves: 16 de setembro; Montalegre: 26 de setembro; Baião: 3 de outubro; Tabuaço: 13 de outubro; Resende: 24 de outubro. 

A A2000 agradece ao Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência das instalações do Fórum de Atividades e do Auditório Municipal para a comemoração do Aniversário!

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content