Manhã repleta de aprendizagens, cheiros e sabores!!  

Formação Poiares

A 23 de março foi dia de regressarmos à cozinha para confecionarmos uma bela de uma refeição. Esta atividade surgiu no âmbito da UFCD 3332 – Alimentos: Caraterísticas e Confeção.

Foi logo pela manhã que nos deslocámos para a cozinha da A2000 onde começámos a preparar o mise-en-place daquele que seria o nosso almoço: paté de delícias (entrada), filetes de pescada com salada russa (prato principal) e doce da casa (sobremesa).        

Inicialmente, começámos por tratar dos legumes, descascar e cortar as batatas e as cenouras. Depois avançámos para a confeção do pudim que faria parte da nossa sobremesa, pois era necessário que arrefecesse antes de ser usado. Também temperámos os nossos filetes com sal, alho e limão para ficarem com um sabor bem apurado.

De seguida, avançámos para a cozedura das batatas, cenouras, ervilhas e ovos e demos início à confeção da nossa entrada. Para tal, triturámos as delícias juntamente com os ovos, a esta mistura adicionámos maionese e ketchup e também sal e pimenta branca, como temperos. E a nossa entrada estava pronta.

Chegou o momento de prepararmos a nossa sobremesa, cada um preparou a sua. Começamos por molhar uma bolacha em café e colocamo-la no fundo de um copo, depois juntamos um pouco de pudim de caramelo, voltamos a molhar uma bolacha em café e colocamos por cima do pudim. Por fim, enchemos o resto do copo com natas (batidas anteriormente) e finalizamos com bolacha desfeita.

Por fim, usamos a técnica fritar para confecionarmos os nossos filetes que foram individualmente passados por farinha e ovo antes de irem para a frigideira. Enquanto se fritaram os filetes, descascaram-se os ovos e partiram-se em pedaços pequenos para se adicionarem às batatas, cenouras e ervilhas da nossa salada russa.

Finalmente, chegou a hora de degustarmos o almoço confecionado por nós. Foi uma manhã diferente, cansativa mas repleta de aprendizagens, cheiros e sabores.

Curso 1- Ação 1 – Assistente Operacional

Marisa Camilo, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content