16º Aniversário da A2000

Clientes e técnicos da A2000 em festa de aniversário

Baião – 2 Anos ao serviço da comunidade 

No dia 3 de outubro 2016 comemorou-se em Baião o 16.º Aniversário da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000  com um Porto d’honra na Casa de Juventude de Baião, em Chavães, na presença de cerca de 60 pessoas. 

Este dia de festa foi celebrado entre formandos e seus familiares, formadores e Direção da A2000, contando com a ilustre presença da Câmara Municipal de Baião: o Presidente, Dr. Paulo Pereira, Vice-Presidente, Drª Ivone Abreu e Coordenadora do Setor da Formação, Drª Susana Monteiro; do Centro de Emprego de Amarante, Diretora Drª Alda Barbosa; da Freguesia de Santa Cruz do Douro e Covelas, Drª Amélia Freitas; dos Bombeiros Voluntários de Baião, Presidente da Direção, Sr. Augusto Freixo; da Equipa do RSI (Rendimento Social de Inserção), Drª Liliana Soares e Dr. Vitor Cabral; da Solimenta – Sociedade de Representações Lda., Dr. Lima; do Agrupamento de Escolas Eiriz, Prof. Matos, entre outros.  

As comemorações realizaram-se numa sala cuidadosamente decorada pelas formadoras e formandos de Baião. Num ambiente informal os convidados trocaram opiniões sobre o percurso e mudanças na vida dos formandos desde a sua integração na A2000. Por forma a presentear os convidados, os formandos com a ajuda das formadoras, elaboraram um porta-retratos e um Livro de Honra que ao longo das páginas contém a apresentação dos formandos dos dois cursos de Baião assim como os seus sonhos, objetivos e também testemunhos das entidades que estão a receber os formandos do curso Auxiliar de Serviços Gerais em FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho). Um a um, os formandos foram chamados pelas entidades presentes para receber o seu Livro de Honra personalizado ficando com eles uma lembrança da A2000.

“Existem 3 formas de realizar as tarefas: fazer certo, fazer errado e não fazer nada”, assim o Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, focou o seu discurso, à hora do Porto d’Honra, relembrando que a pior opção que podemos escolher era não fazer nada porque mesmo fazendo errado significa que estávamos a fazer algo, ser ativo. Lógico que devemos procurar fazer sempre certo! Agradeceu à Câmara Municipal de Baião por contribuir de forma excelente na parceria que tem com a A2000 ajudando para o sucesso deste projeto junto destas pessoas. 

Drª Alda Barbosa, Diretora do Centro de Emprego de Amarante dirigiu umas breves palavras aos formandos dando-lhes os parabéns por todo o sucesso que têm feito relembrando-lhes a oportunidade que lhes foi dada e para a aproveitarem para conseguirem integrar no mercado de trabalho.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Drª Ivone Abreu, tomou a palavra e referiu que a A2000 veio ajudar a combater uma lacuna que o concelho de Baião tinha referente a este público-alvo, que dado às suas características especiais, estava até então sem uma resposta para a sua integração na sociedade. Elogiou o trabalho que a A2000 tem desenvolvido no concelho ajudando quem mais precisa trabalhando todos os dias para que a sua inserção no mercado de trabalho seja possível. Salientou ainda que a Câmara Municipal está sempre disponível para ajudar a A2000 para que este projeto continue ativo.  

Após os discursos cantou-se os parabéns à A2000, seguindo-se a degustação do bolo e petiscos regados com o habitual Vinho do Porto.  

A A2000 está presente no concelho de Baião desde Fevereiro de 2014, ministrando formação profissional ao abrigo do POPH – Tipologia de Intervenção 6.2. Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português. 

Atualmente ministra formação profissional ao abrigo do POISE – Tipologia de Operação 3.01 Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, frequentando formação em Baião 23 formandos, dos quais 11 frequentam formação prática em contexto de trabalho em entidades e empresas do concelho.

O 16º aniversário da A2000 celebra-se, durante os meses de setembro e outubro, em todos Concelhos de intervenção da A2000: Santa Marta de Penaguião, dia 7 de setembro; Chaves, dia 16 de setembro; Montalegre, dia 26 de setembro; Baião, dia 3 de outubro; Tabuaço, dia 13 de outubro; Resende, dia 24 de outubro.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content