16º Aniversário da A2000

Dirigentes da A2000 e representantes das entidades locais cantam os parabéns à A2000

Montalegre – 2 Anos ao serviço da comunidade 

No dia 26 de Setembro de 2016 comemorou-se em Montalegre o 16.º Aniversário da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 com um Porto d’honra, na presença de cerca de 85 pessoas.  

Este dia de festa foi celebrado entre formandos e seus familiares, formadores e Direção da A2000, contando com a ilustre presença da Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Montalegre, Dra. Fátima Fernandes; a Diretora adjunta do IEFP Chaves, Dra. Gisela Espirito Santo; da Cercimont: o Presidente da Direção, Prof. Fernando Rodrigues, a Diretora Técnica, Dra. Sandra Batista, utentes e colaboradores; os Presidentes das Freguesias do concelho de Montalegre: Freguesia de Salto, Sr. Alberto Fernandes; União das Freguesias de Meixedo e Padornelos, Sr. Ricardo Moura; União das Freguesias de Montalegre e Padroso, Sr. António da Costa; União das Freguesias de Seselhe e Covelães, Sr. José Dias; União das Freguesias de Venda Nova e Pondras, Sr. António Reis; Freguesia de Tourém, Sr. Jaime Barroso; Provedor da Sta. Casa da Misericórdia de Montalegre, Prof. Fernando Rodrigues; da Rádio Montalegre, Srª Maria João e Srª Maria José e do Restaurante Sabores do Barroso, Srª Fátima Martins, entre outros.  

As comemorações iniciaram-se na sala de formação com a apresentação de um vídeo de testemunhos dos formandos, familiares e entidades acolhedoras de FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho), sobre as mudanças de cada um e o futuro profissional, seguindo-se um debate. De seguida os formandos envolveram os presentes com uma dança e boa disposição. 

À hora do Porto d`Honra, o Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu a forma acolhedora e empenhada que o concelho de Montalegre sempre mostrou ao projeto de Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, referindo que desde sempre a A2000 foi apoiada pelo município de Montalegre. Agradeceu também a parceria atual com a Cercimont e o seu papel no apoio às pessoas com deficiência ou incapacidade. O presidente da A2000 apelou para que se continue a acompanhar as pessoas com mais dificuldade pois é de pessoas que se forma um concelho. Terminou elogiando a responsabilidade social com que as empresas/entidades locais acolheram os formandos da A2000, designadamente no desenvolvimento da Formação Prática em Contexto de Trabalho determinante para o futuro socioprofissional de cada um. 

De seguida a Vereadora Camara de Montalegre, Dra. Fátima Fernandes tomou a palavra enaltecendo a intervenção da A2000 no concelho de Montalegre. Referiu que a A2000 foi a mentora para “o acordar” sobre a realidade das pessoas com deficiência ou incapacidade, salientando que todas as pessoas são merecedoras de oportunidades iguais. Frisou ainda que a A2000 tem tido um papel muito importante e nobre com estas pessoas, preparando-as e orientando-as na inclusão na sociedade. A representante da Câmara Municipal pediu à A2000 que continue a ministrar formação profissional em Montalegre. 

Por fim, o Presidente da Direção da Cercimont, Dr. Fernando Rodrigues apresentou o papel da Cercimont no concelho de Montalegre, nomeadamente com as respostas socias de CAO e, futuramente, lar residencial. Referiu que a Formação Profissional para pessoas com Deficiência ou Incapacidade não consta para já nos seus objetivos, pelo que considera a parceria com a A2000 de extrema importância para o público que acolhe. 

Após os discursos cantou-se os parabéns à A2000, seguindo-se a degustação do bolo e petiscos regados com o habitual Vinho do Porto.  

A A2000 está presente no concelho de Montalegre desde maio de 2014, ministrando formação profissional ao abrigo do POPH – Tipologia de Intervenção 6.2. Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português. 

Atualmente ministra formação profissional ao abrigo do POISE – Tipologia de Operação 3.01 Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, frequentando a formação em Montalegre 10 formandos, os quais se encontram na fase da formação prática em contexto de trabalho em entidades e empresas do concelho de Montalegre.

O 16º aniversário da A2000 celebra-se, durante os meses de setembro e outubro, em todos Concelhos de intervenção da A2000: Santa Marta de Penaguião, dia 7 de setembro; Chaves, dia 16 de setembro; Montalegre, dia 26 de setembro; Baião, dia 3 de outubro; Tabuaço, dia 13 de outubro; Resende, dia 24 de outubro.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content