16º Aniversário da A2000

Clientes e técnicos da A2000 em festa de aniversário

Resende – 2 Anos ao serviço da comunidade 

No dia 24 de outubro 2016 comemorou-se em Resende o 16.º Aniversário da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 com um Porto de honra na Casa do Povo, na presença de cerca de 50 pessoas.

Este dia de festa foi celebrado entre formandos e seus familiares, colaboradores da A2000, contou também com a representação de várias entidades: da Câmara Municipal de Resende, na pessoa da Vereadora do Pelouro da Ação Social e Emprego, Dr.ª Maria José Dias; da Casa do Povo de Resende: Presidente da Direção, Eng.º. Jorge Caetano, Vice-presidente, Eng.º. Fernando Teixeira; da Irmandade S. Francisco Xavier: Presidente da Direção Sr. António Fonseca; da Santa Casa da Misericórdia de Resende cujo Provedor se fez representar pelo Coordenador da Equipa RLIS, Dr. Tiago Pereira, pela Coordenadora do Lar Residencial, Dra. Isa Cardoso e pela Coordenadora da Creche e Infantário, Educadora Manuela Santos; dos Bombeiros Voluntários de Resende: Presidente da Direção, Sr. Joaquim Alves; do Centro Escolar de Resende, Sr. Marco Matos; do Salão de Cabeleireira Fernanda Ribeiro, através de duas colaboradoras de salão; das Termas de Caldas de Arêgos, Dr.ª. Suzan Fartaj; das Embalagens Namora, Sócio-gerente, Sr. António Namora.

Por forma a presentear os convidados, os formandos com a ajuda das formadoras, elaboraram um porta-retratos e um Livro de Honra que ao longo das páginas contém a apresentação dos formandos dos dois cursos de Resende assim como dos seus sonhos, objetivos e também testemunhos das entidades que estão a acolher os formandos do curso Auxiliar de Serviços Gerais em FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho) dando início à comemoração do aniversário. 

A Diretora Técnica, Dr.ª Marina Teixeira, em representação da Direção da A2000, agradeceu a todos os presentes que têm colaborado com a A2000 na concretização da sua missão. Salientou que a A2000 para alcançar os 16 anos foi preciso ter uma vontade férrea para não desistir e ultrapassar os obstáculos, mas por outro lado também foi muito importante ter encontrado bons amigos que são todos os parceiros que têm apoiado a A2000 a realizar o seu sonho e os sonhos dos seus clientes. Referiu que o sonho da A2000, não é mudar o mundo, mas mudar o mundo à nossa volta, nunca desistindo dos sonhos. Terminou o discurso agradecendo a todas as entidades presentes e que, em Resende, têm apoiado a A2000 a concretizar a sua missão, agradeceu aos formandos por confiarem na A2000 e aceitarem regressar a uma sala de aulas – o que não é tarefa fácil – para realizarem os seus sonhos e deixou-lhes o conselho de não desistirem, perante as dificuldades e de procurarem bons amigos, só assim tudo será possível. 

De seguida, a Vereadora do Pelouro da Ação Social e Emprego da Câmara Municipal de Resende, Dr.ª Maria Dias, começou por felicitar e agradecer o trabalho que a A2000 tem feito no concelho de Resende e que veio em colmatar uma lacuna existente nas respostas sociais do concelho. Agradeceu ainda à Casa do Povo de Resende, por ter colaborado com o Município, cedendo as instalações a este projeto tão importante. Referiu que desde o primeiro contacto com a A2000, a Câmara Municipal de Resende abraçou o projeto e tem estado sempre disponível para ajudar no progresso e sucesso desta iniciativa tão importante. Agradeceu às entidades locais a envolvência e colaboração na integração profissional destes jovens no mercado de trabalho. Por fim mencionou que é reconfortante ver os elos criados entre os formandos, formadoras e instituições. 

Após os discursos, cantaram-se os parabéns à A2000, seguindo-se a degustação do bolo e petiscos regados com o habitual Vinho do Porto.

A A2000 está presente no concelho de Resende, desde Março de 2014, ministrando formação profissional cofinanciada pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português (até 2015 através do POPH – Tipologia de Intervenção 6.2. Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, desde 2016 pelo PO ISE – Tipologia de Operação 3.01 Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade). Frequentam a formação 18 formandos, dos quais 9 estão em formação prática em contexto de trabalho em IPSS´s e empresas do concelho. 

O 16º aniversário da A2000 celebrou-se, durante os meses de setembro e outubro, em todos concelhos de intervenção da A2000: Santa Marta de Penaguião, dia 7 de setembro; Chaves, dia 16 de setembro; Montalegre, dia 26 de setembro; Baião, dia 3 de outubro; Tabuaço, dia 13 de outubro; Resende, dia 24 de outubro.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content