Salvar vidas e dançar folclore!

Durante o mês de março, iniciou a UFCD Princípios Básicos de Socorrismo, ficámos todos entusiasmados e curiosos com os temas que iam ser desenvolvidos e com os conhecimentos que íamos adquirir.

Depois de algumas sessões ministradas e com algum conhecimento teórico sobre o tema, era necessário fazer uma simulação e colocar em prática o que tínhamos aprendido até então.

No dia 4 de abril, deslocámo-nos ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Armamar, com o intuito de participarmos numa ação de sensibilização sobre os Princípios Básicos de Socorrismo.

O Bombeiro Hélder Filipe, socorrista nesta corporação, começou por nos explicar em que consiste o suporte básico de vida e a abordagem que devemos ter ao ligar para o 112. De seguida, fizemos simulações sobre o suporte básico de vida e aprendemos também a colocar a vítima em posição lateral de segurança, após esta ficar consciente.

Gostámos de participar nesta atividade, aprendemos como agir em caso de emergência médica e sentimo-nos mais preparados e seguros, para salvar vidas, caso seja necessário.

Agradecemos aos Bombeiros Voluntários de Armamar por nos receberem nas suas instalações e ao Bombeiro Hélder Filipe, pela sua disponibilidade, paciência, simpatia e conhecimentos transmitidos.

No mesmo dia, realizámos ainda uma atividade de simulação de danças de folclore no âmbito da UFCD 3331 – Informação Turística e Hoteleira. Através desta atividade, os formandos tiveram oportunidade de identificar trajes, danças e cantares de folclore existentes em Portugal. Tiveram também oportunidade para conhecer as tradições e costumes que o folclore representa. Fomos surpreendidos por alguns elementos do Grupo Folclórico “Os Romeiros de São Miguel”, de Santa Marta de Penaguião, que dançaram para nós e connosco! Agradecemos a bela tarde que nos proporcionaram e sua disponibilidade.

Foi uma atividade bastante interessante e enriquecedora, pois permitiu aos formandos não só conhecerem as tradições como também puderam experimentar as danças. Foi uma tarde bastante divertida e animada, onde todos deram um pézinho de dança.

Curso 4 – Ação 1 – Assistente Operacional

Sofia Barros, formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content