Brincar na Terra

“Brincar na terra” devia ser uma regra para um crescimento e envelhecimento saudável. O mexer na terra, o cultivo ou o cuidar de uma planta, o decorar em que época se planta ou se apanha um determinado legume ou fruta, o deixar para as gerações seguintes uma vinha ou uma árvore, são exemplos que nos podem proporcionar melhoria da nossa qualidade de vida. Alivia o stress e a ansiedade, melhora a memória, estimula o exercício e ainda aumenta a nossa autoestima!

Este foi o mote para os formandos do curso a decorrer em Carrazeda de Ansiães – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, trabalharem um dos objetivos da UFCD 3542 – Animação no domicílio e em instituições – técnicas e atividades. Neste âmbito, abordou-se os benefícios da jardinagem para os idosos, mas não se pode falar da terceira idade sem falar da infância e do hoje. A vida é feita por fases e momentos e tudo isso forma um conjunto de sentimentos, pensamentos e opiniões relativos a determinados assuntos.

No decorrer das sessões desta UFCD, após se ler e analisar um texto informativo sobre jardinagem, realizou-se uma ficha de trabalho de apenas três perguntas, mas com grande impacto. Três simples perguntas que fazem pensar e refletir como mudamos ao longo dos anos. Após o preenchimento individual das respostas, partilhou-se as mesmas em grande grupo. Concluiu-se que a maioria dos presentes na sala quando eram miúdos viam “o mexer na terra” como algo divertido e hoje, já crescidos veem como obrigação e trabalho.

No entanto, após um grande diálogo, todos chegaram à conclusão que mesmo ao ver como obrigação e trabalho aquele momento em que estão na horta ou jardim, é um momento que se esquecem dos problemas, que fazem algum exercício e claro, sabe tão bem colher e comer o que se plantou!

Curso 10- Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Joana Martins, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content