Nos Espaços de Convívio da A2000, maio foi um mês rico em sentimento, partilhas, diversão e passeio.
Iniciámos o mês a lembrar as nossas mães, figura crucial na vida de todos nós, e partilhámos acontecimentos que nos deixaram marcas indeléveis – foram momentos de alegria, mas também de muita emoção…
Também a história da aparição de Nossa Sra. de Fátima aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917, foi acolhida com fé e emoção. Do ponto de vista religioso, a sua relevância e magnitude é consensualmente reconhecida, a nível nacional e internacional, pelo que, nos Espaços de Convívio, achámos pertinente recordá-la e, inclusivamente, aferir até que ponto os nossos clientes estão informados acerca dos acontecimentos relatados. Passaram todos com distinção!
Maio é também o mês da Família, assim abordámos o tema dos grupos sociais e sua importância na sociedade. Ora a família é precisamente o primeiro grupo da maioria das pessoas e, quiçá, o mais importante, visto que é lá que aprendemos a ser, aprendemos a andar, a falar, a amar, a interagir, enfim… aprendemos as regras básicas para uma convivência plena na comunidade e nos restantes grupos sociais. A Família é, portanto, pilar de sustentação para todos nós.
Muito resumidamente a família é um pequeno grupo de pessoas que, apesar dos problemas do dia a dia, devem conviver juntas, isto porque todos nós temos interesses, virtudes e defeitos que podem ser diferentes. No entanto, alcançar uma convivência saudável não é impossível. Vai depender da autoridade, da educação e da negociação. Assim, abordámos os cinco valores que, segundo especialistas de diversas áreas, são os que estão presentes numa Família feliz. São eles o amor (sendo que a primeira coisa que nos deve unir à nossa família, não é o sangue, mas sim o amor), a obediência, no sentido de respeito pelas autoridades da casa, que devem orientar e disciplinar, a tolerância (aceitar quem somos e o que os outros são, entender a existência do outro a partir da sua realidade), o respeito (respeitar é evitar fazer mal aos outros) e, finalmente, a responsabilidade.
Todos estes temas deram azo a conversas e partilhas sempre importantes e permitiram trabalhar a memória e outras competências como a motricidade fina, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, a criatividade e até a desenvoltura nas novas tecnologias (nos computadores e nos “tablet”).
Entretanto, fomos também passear! De barco, subimos o Rio Douro até ao Pinhão e regressámos de comboio. Foi um dia muito divertido, em que nos deliciámos com as paisagens, com as novas experiências e com o convívio entre os clientes dos diversos Espaços de Convívio.
Terminámos o mês a cantar e a aproveitar cada minuto da companhia que fazemos uns aos outros, porque nos Espaços de Convívio da A2000 somos Família e, em família estamos sempre bem!
Paula Conceição,
Técnica da A2000