“Mãe… são três letras apenas, as desse nome bendito: três letrinhas, nada mais… e nelas cabe o infinito…” – Mário Quintana

Nos Espaços de Convívio da A2000, maio foi um mês rico em sentimento, partilhas, diversão e passeio.

Iniciámos o mês a lembrar as nossas mães, figura crucial na vida de todos nós, e partilhámos acontecimentos que nos deixaram marcas indeléveis – foram momentos de alegria, mas também de muita emoção…

Também a história da aparição de Nossa Sra. de Fátima aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta, em 1917, foi acolhida com fé e emoção. Do ponto de vista religioso, a sua relevância e magnitude é consensualmente reconhecida, a nível nacional e internacional, pelo que, nos Espaços de Convívio, achámos pertinente recordá-la e, inclusivamente, aferir até que ponto os nossos clientes estão informados acerca dos acontecimentos relatados. Passaram todos com distinção!

Maio é também o mês da Família, assim abordámos o tema dos grupos sociais e sua importância na sociedade. Ora a família é precisamente o primeiro grupo da maioria das pessoas e, quiçá, o mais importante, visto que é lá que aprendemos a ser, aprendemos a andar, a falar, a amar, a interagir, enfim… aprendemos as regras básicas para uma convivência plena na comunidade e nos restantes grupos sociais. A Família é, portanto, pilar de sustentação para todos nós.

Muito resumidamente a família é um pequeno grupo de pessoas que, apesar dos problemas do dia a dia, devem conviver juntas, isto porque todos nós temos interesses, virtudes e defeitos que podem ser diferentes. No entanto, alcançar uma convivência saudável não é impossível. Vai depender da autoridade, da educação e da negociação. Assim, abordámos os cinco valores que, segundo especialistas de diversas áreas, são os que estão presentes numa Família feliz. São eles o amor (sendo que a primeira coisa que nos deve unir à nossa família, não é o sangue, mas sim o amor), a obediência, no sentido de respeito pelas autoridades da casa, que devem orientar e disciplinar, a tolerância (aceitar quem somos e o que os outros são, entender a existência do outro a partir da sua realidade), o respeito (respeitar é evitar fazer mal aos outros) e, finalmente, a responsabilidade.

Todos estes temas deram azo a conversas e partilhas sempre importantes e permitiram trabalhar a memória e outras competências como a motricidade fina, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, a criatividade e até a desenvoltura nas novas tecnologias (nos computadores e nos “tablet”).

Entretanto, fomos também passear! De barco, subimos o Rio Douro até ao Pinhão e regressámos de comboio. Foi um dia muito divertido, em que nos deliciámos com as paisagens, com as novas experiências e com o convívio entre os clientes dos diversos Espaços de Convívio.

Terminámos o mês a cantar e a aproveitar cada minuto da companhia que fazemos uns aos outros, porque nos Espaços de Convívio da A2000 somos Família e, em família estamos sempre bem!

Paula Conceição,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content