Os Portefólios de Resende…  

Na UFCD 6369 – Portefólio com a Formadora Sandra fizemos a organização e decoração do nosso portefólio. O portefólio pode ser digital/analógico ou físico, no nosso caso, é uma pasta onde arquivamos os trabalhos realizados nas várias UFCDs. O portefólio é muito importante na formação porque é uma forma de organização dos nossos trabalhos realizados nas várias UFCDs, – trabalho individual, trabalho de grupo, trabalho de pesquisa, fichas de trabalho, análise de textos, narrativas de experiências vividas estudo de caso, etc – que mostra a evolução das nossas competências e aprendizagens ao longo da formação.

Começamos por fazer a decoração do portefólio, após cada um ter pesquisado na internet de acordo com o seu gosto pessoal. Deitamos mãos à obra e, após corta e cola, os portefólios ficaram personalizados e bem mais bonitos!

Depois da decoração exterior do nosso portefólio, tratamos da organização do conteúdo. Após um debate de ideias, em grande grupo, consideramos que os documentos dos nossos portefólios devem ser datados e organizados por módulo. Assim, fizemos separadores para as várias UFCDs para não misturar os conteúdos e ter o portefólio organizado.

Com esta UFCD percebemos que a função fundamental do portefólio é a aprendizagem. Serve para ajudar cada um de nós a construir um saber/conhecimento que se vai fazendo de forma progressiva e significativa, ao longo da formação. Com o portefólio, as nossas aprendizagens ficam registadas e não se esquecem facilmente. Quando a formação terminar, teremos um registo físico (portefólio) do nosso percurso que poderemos partilhar com os nossos amigos e famílias, mostrando as nossas aprendizagens. E, nós, teremos um portefólio para mais tarde recordar!

Curso 13- Ação 1  – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto, formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content