1º Encontro de Dirigentes de IPSS’s

Sessão de abertura do encontro

No passado dia 9 de junho decorreu no Centro Social da Nossa Srª do Extremo (Tourencinho – Vila Pouca de Aguiar), o 1º encontro de dirigentes/IPSS’s do distrito de Vila Real, promovido pela União Distrital de Instituições Particulares de Solidariedade Social (UDIPSS).

O encontro teve como principal finalidade discutir as dificuldades que as Instituições enfrentam neste momento e o que estão a fazer para as ultrapassar; anseios, projetos de renovação e dinamização da área social em que as IPSS’s estão inseridas e sustentabilidade/qualidade das mesmas.


O debate contou com a presença de várias figuras ilustres, entre as quais o Dr. Eleutério Alves, representante da CNIS; Prof. Luís Correia, presidente da UDIPSS; o Dr. Jaime Balsa, diretor do Centro de Emprego de Vila Real; Sr. Valdemar Mota, presidente da Casa do Povo de Godim; Dr. Manuel Machado, presidente da direção do Centro Social da Nossa Srª do Extremo; Padre Joaquim da Costa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cerva e presidente do Centro Social e Paroquial de Limões; o Sr. Normando Alves e Sr. António Ribeiro.


Estiveram presentes neste encontro 43 dirigentes representando 26 Instituições.


Abriu a sessão o Dr. Manuel Machado, seguiu-se a intervenção do Prof. Luís Manuel Dinis Correia, o orador manteve ao longo do debate um papel de orientador e moderador.


Para a apresentação das temáticas sustentabilidade/qualidade foram convidados os Sr. Normando Alves, Presidente da Casa do Povo de Vilarandelo; e o Sr. António Ribeiro, Presidente da Direção da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000.


O Sr. Normando Alves transmitiu informações gerais sobre o processo de qualificação da Casa do Povo de Vilarandelo, no âmbito da Certificação de Qualificação Nível B da Segurança Social e da norma NP EN ISO 9001, de forma a auxiliar as instituições presentes, que pretendam desenvolver este mesmo processo. A apresentação do Sr. António Ribeiro evidenciou a importância de sócios e quotas na sustentabilidade da A2000, em face do atual contexto socioeconómico, demonstrando que se trata de uma estratégia que não implica qualquer tipo de investimento.


Seguiu-se um debate livre, em que todos tiveram a oportunidade de participar.


Durante o debate, os dirigentes das várias IPSS’s ali representadas, tiveram oportunidade de trocar dificuldades, experiências e vivências sentidas nas suas organizações.


O encontro terminou com um almoço convívio oferecido pelo Centro Social da Nossa Srª do Extremo.

Aurora Gouveia,

 Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content