20 de Novembro – Dia Internacional dos Direitos das Crianças

Formandos em sala

No passado dia 20 de Novembro, comemorou-se o dia Internacional dos Direitos das Crianças.

Para assinalar esta data, nós, os formandos do Curso 1 – Ação 3 – Assistente Operacional a decorrer em Chaves, realizámos um trabalho de pesquisa sobre os direitos das crianças no âmbito da Componente de Cidadania e Empregabilidade.

Durante o trabalho, verificámos que existem duas realidades muito distintas. Por um lado, existem as crianças negligenciadas e/ou violentadas, e por outro lado as crianças bem tratadas. Isto deve-se não só ao poder económico das famílias, mas também aos seus valores e educação. Estes fatores não justificam as situações de violência, maus-tratos e abandono que muitas crianças continuam a sofrer, mas é a realidade “nua e crua”.

Na continuidade do trabalho, numa consulta ao dicionário sobre o conceito de criança, encontrámos a seguinte definição: “nome feminino, ser humano de pouca idade, que ainda está na fase da infância; menino ou menina”.

Lendo esta definição não percebemos porque existe discriminação das crianças devido à sua cor, cultura ou religião, pois não nos é dito que para ser criança precisa ser branco, nem ter determinada religião!

Esperamos que este dia sirva para relembrar a importância das crianças pois elas são o futuro da Humanidade!

Este curso decorre em Chaves ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Assistente Operacional – Chaves

Graciana Coelho, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content