2020 – Ano da superação! Dezembro em jeito de balanço…

António Ribeiro, presidente da A2000

Nesta edição da newsletter Viver e Aprender (número 158) do mês de dezembro de 2020, decidi fazer um retrospetiva do ano 2020 em jeito de balanço.

Para contextualizar, convém termos presente que a A2000 terminou a operação de mudança de instalações de Santa Marta de Penaguião para a atual sede, em Poiares – Peso da Régua; no fim de novembro/2019 e em dezembro as tempestades Elsa e Fabien presentearam-nos com estragos de elevada monta nos telhados e paredes, principalmente do pavilhão gimnodesportivo.

Assim, o ano 2020 iniciou-se com a ressaca daqueles estragos e uma autêntica batalha com a companhia de seguros que apenas considerou menos de 10% dos prejuízos evidenciados (por causa disso a A2000 instaurou recentemente a competente ação judicial). Neste mês de janeiro, após o ato eleitoral de dezembro/2019, 19 membros dos Órgãos Sociais tomaram posse para um mandato de 4 anos.

O mês de fevereiro decorreu com relativa normalidade e com um novo acordo de colaboração com o município de Murça. Não paramos!

Em março em consequência da pandemia da Covid-19, por determinação do Governo de Portugal, suspendemos a atividade que só veio a ser retomada em maio. Durante esse confinamento fizemos autênticos milagres na organização e no asseio das instalações interiores e exteriores! O mês de março ficou ainda marcado pelas obras de reparação dos estragos provocados pelas tempestades.

A retoma da atividade foi gradual e completou-se até final de junho, tendo começado novos cursos e novos projetos. Em julho iniciámos o CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças… começamos novamente a crescer em atividade: número de clientes abrangidos, colaboradores envolvidos, parcerias estratégicas e funcionais, projetos em execução e projetos em análise / aprovação. E que dias longos…!

Em agosto ampliamos os acordos com os municípios de Tabuaço e Armamar e contratamos mais técnicos para melhorar o apoio aos nossos clientes.

O mês de setembro foi grande com a replicação por 5 vezes das comemorações dos 20 anos da A2000. Foram homenageados os municípios e freguesias, parceiros estratégicos, e a Sra. Secretária de Estado da Ação Social, Dr.ª Rita Mendes, brindou-nos com a sua presença.

Em outubro o projeto “Viver sem Idade” foi premiado pelo BPI / La Caixa e facilitará a revolução tecnológica para os maiores de 65 anos. Neste mês foi ainda adjudicada a importante obra de construção de um elevador nas instalações da sede.

Os meses de novembro e dezembro foram intensos pela realização e submissão da candidatura ao programa PARES para as obras de adaptação das instalações para as respostas sociais que envolverão mais 100 pessoas com deficiência: 2 Lares Residenciais, 1 CAO, e 2 Residências Autónomas.

E pelo Natal fomos informados da revisão do Acordo de Cooperação do CAARPD de 25 para 75 clientes – ficámos radiantes por podermos atender mais pessoas!

Saliento ainda que, apesar de estarmos num ciclo económico desfavorável, 2020 foi o melhor ano de sempre na angariação de fundos. Os trabalhadores da A2000 são claramente os meus heróis!

Em jeito de balanço o ano 2020 foi realmente tão incrível que quase esquecíamos as gravosas consequências da pandemia da Covid-19. Muito obrigado a todos os que contribuíram para que este ano de 2020 fosse de superação. Espera-nos um ano 2021 de confirmação.

António Ribeiro, Presidente da Direção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content