2021 a começar no CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Visitas domiciliárias das técnicas do CLDS aos clientes; cartazes de atividades diversas

O mês de janeiro no CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças arrancou com a Atividade 14 “Divers’Idades”, inserida no Eixo III de Intervenção – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

Por todo o país, as pessoas costumam “cantar as janeiras”, “cantar os Reis” ou as “reisadas”, de porta em porta. Não podendo cumprir-se a tradição nos moldes habituais, a fim de celebrar o Dia de Reis, um grupo de jovens voluntários do Projeto fez chegar as janeiras aos mais velhos por meio das tecnologias da informação e da comunicação. Como forma de agradecimento, vários participantes das aldeias do concelho presentearam as técnicas do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças com quadras e cânticos alusivos a este dia.

Janeiro, como todos sabemos, foi também sinónimo de um novo confinamento. O agravamento da crise sanitária levou o Governo a endurecer as restrições à circulação de pessoas, regressando o dever de recolhimento domiciliário a partir do dia 15 de janeiro. A ser assim, a equipa do CLDS-4G Milhões de Esperanças lançou a campanha “Confinar… em BOM!”, em que desafia, todos os dias, a população de Murça a executar uma atividade ligada à alimentação, ao exercício físico, às relações sociais, à cultura, à jardinagem ou outras temáticas variadas. Esta iniciativa será levada a cabo até ao fim do confinamento, com o intuito de manter a comunidade ativa e ocupada, sem sair do seu lar.

Uma vez que os Projetos CLDS-4G foram considerados “serviços essenciais” de apoio social e apesar das medidas de confinamento, a equipa continuou a desenvolver algumas das atividades, sendo reorganizadas as suas regras de funcionamento. Assim, continuam a decorrer a Atividade 1 – Transform’Arte, a Atividade 2 – Abrir Caminhos, a Atividade 7 – Oficina Construir Futuros, a Atividade 9 – TAPS (Treino e Aconselhamento Psicossocial) e a Atividade 12 – Espaço Sénior do Plano de Ação do CLDS. Desta forma, a equipa do Projeto continua ao dispor dos seus destinatários, sem nunca comprometer a segurança dos mesmos.

Beatriz Ermida

Técnica do CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content