21º ANIVERSÁRIO DA A2000… 21 ANOS A MUDAR VIDAS

António Ribeiro, presidente da A2000

A A2000 completa 21 anos de existência com o mote “21 anos a mudar vidas”. Este é um aniversário atípico, porque, se não me falha a memória, foi o primeiro aniversário que não festejámos como queríamos, embora não tivéssemos deixado de marcar bem o dia!

Efetivamente, por causa da Pandemia da Covid-19 e também por termos estado na altura em período de pré-campanha eleitoral para as autárquicas, decidimos não fazer, como costumamos, as comemorações do 21º aniversário da A2000.

Mas não poderíamos passar esta data sem nos lembramos de que foi há 21 anos (07/09/2000) que um grupo de pessoas teve a nobre ideia de fundar esta Instituição Particular de Solidariedade Social, com os objetivos de atender e melhorar a vida das pessoas mais desfavorecidas. Chamamos sócios fundadores a este grupo de pessoas: António José Martins Ribeiro, Marina Antonieta Gomes Teixeira, Maria Soledade Luis Mesquita, Aníbal Pinto Prior, Preciosa Maria Taveira Lousada, Armandina do Céu Fonseca da Cruz Pereira, Sandra Maria Gomes Pereira, Alice Maria de Lima Leal Mesquita e Inês Moura de Sousa Carvalho Relva.

Esta organização evoluiu de forma galopante (dizemos hoje, porque o tempo passou mesmo muito rápido) e muito positiva para a A2000 que agora todos conhecemos. Trabalhámos muito, arriscámos ainda mais, passámos por muitas quebreiras de cabeça e outras tantas preocupações, mas valeu mesmo a pena! Nesta senda e voltando aos momentos da fundação, jamais poderemos esquecer o também sócio fundador, Sr. Anibal Pinto Prior (ao tempo, Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel de Lobrigos, no Concelho de Santa Marta de Penaguião) que, praticamente sem conhecer os demais fundadores, abriu as portas da junta, facilitando claramente a fundação da A2000.

Há 21 anos, éramos quase todos muito jovens, com idades a rondar os 30 anos, mas com o «sangue na guelra» e a fervilhar de sonhos, ideias e projetos… nem todos os sonhos vingaram ainda, mas estamos muito satisfeitos com o trajeto e os resultados alcançados. Sentimos e temos muitas evidências de que realmente mudámos muitas vidas ao longo destes 21 anos. A A2000 é hoje uma referência no apoio a públicos vulneráveis, principalmente no que respeita às Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Apesar de tudo o que alcançámos nestes 21 anos, ainda não chegámos ao destino! Não! queremos mais, muito mais… e, por isso, continuaremos a lutar com a mesma garra, a mesma determinação e a convicção de que o esforço que continuaremos a fazer terá os frutos que os nossos clientes e famílias ambicionam e merecem. Todos queremos a aprovação do projeto apresentado ao Programa PARES que significará o atendimento de mais 100 Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, com a criação de 2 lares Residenciais, 1 CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão), e 2 Residências Autónomas; todos queremos a revisão do acordo de cooperação do CAARPD de 25 para 75 clientes e a criação de uma nova resposta CAARPD para os concelhos de Tabuaço e Armamar; todos queremos respostas de Formação Profissional e emprego com maior estabilidade e previsibilidade; todos queremos que a sociedade e principalmente o Estado acolham, tratem e incluam de forma igual as Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Realmente existe muito a fazer e o trabalho jamais terminará. A A2000 estará sempre na linha da frente e, com a graça de Deus, na defesa dos direitos dos públicos vulneráveis, principalmente na defesa das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Quero deixar uma palavra de admiração e agradecimento para com todos os sócios que tiveram a coragem de pertencer aos órgãos sociais da A2000, dos quais destaco todos os membros atuais, salientando o elevado sentido de responsabilidade de todos eles, principalmente dos membros da Direção.

Felicito com uma merecida vénia todos os colaboradores que dão o seu melhor ao serviço das causas da A2000, empenhando-se e superando todos os desafios a favor dos nossos clientes / utentes e famílias. Sem eles, sem o sobre esforço deles e sem a sua capacidade de resiliência não tínhamos conseguido chegar aqui. É um orgulho enorme trabalhar convosco.

Deixo também um obrigado a todas as entidades da administração pública central e local que têm confiado e aprovado as candidaturas e projetos da A2000 para a materialização das políticas públicas. Fizemos e continuaremos a fazer acima do nosso melhor, contribuindo para um país mais equilibrado e inclusivo.

Agradeço de coração a todas as empresas e particulares que colocam, ano após ano, a A2000 na mira da responsabilidade social, tornando-se importantes financiadores que contribuem para a segurança e a exigência do nível de qualidade de serviço a que nos obrigamos.

Muito obrigado a todos por estes “21 anos a mudar vidas”!

Parabéns à A2000!

Viva a A2000!

O Presidente da Direção, António Ribeiro

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content