300 pessoas no Almoço de Natal da A2000

Presidente da A2000 António Ribeiro entrega galardão de homenagem ao Professor José Alberto Araújo

No passado dia 20 de dezembro de 2016, a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 voltou a cumprir a tradição realizando o Almoço de Natal, no Fórum Municipal de Santa Marta de Penaguião, juntando cerca de 300 pessoas, num espírito natalício e num ambiente informal, de amizade, companheirismo e união. 

Este dia tão especial foi marcado pela formalização da parceria entre a A2000 e o Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, através da assinatura do Acordo de Cooperação que significará a cedência por parte da escola de uma sala para a realização das atividades a desenvolver no âmbito da nova resposta social da A2000, CARRPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, bem como a disponibilização da cantina da escola para as refeições dos clientes.

O Presidente do Agrupamento das Escolas de Santa Marta de Penaguião (AESMP), Engº José Alberto Araújo, mencionou tratar-se de uma nova etapa para o Agrupamento de Escolas, entidade que deve de estar aberta à comunidade e reunir as condições necessárias para que o projeto CAARPD da A2000 tenha sucesso e os resultados que se pretendem. 

Tomando a palavra, o Presidente da Direção da A2000, António Ribeiro, agradeceu a disponibilidade do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, pela cedência de utilização de um dos equipamentos que estão ao serviço da comunidade, referindo que será um passo determinante para a inclusão social das pessoas com deficiência ou incapacidade. 

O Presidente da A2000 agradeceu a presença de todos e referiu que há 16 anos, quando surgiu a A2000, jamais se imaginaria juntar cerca de 300 pessoas, como aconteceu neste almoço, comprovando o sucesso do trabalho realizado pela A2000 que atualmente presta apoio a 352 clientes, distribuídos pelas seguintes respostas: 144 frequentam Formação Profissional; 48 o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); 55 a Intervenção Precoce na Infância; 80 os Espaços de Convívio; e 25 o CAARPD.

 Mais referiu que o sucesso da A2000 apenas é possível graças aos muitos contributos das autarquias dos concelhos onde opera, das empresas e entidades parceiras, destacando claramente o excelente relacionamento e apoio da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião e das 5 freguesias protocoladas, bem como o trabalho com empenho e dedicação de todos colaboradores, referindo mesmo que a A2000 tem a melhor equipa de todos os tempos.

Referiu ainda que a A2000 constitui-se atualmente de 800 sócios e que a facilidade em se tornar sócio é única no país, pois qualquer pessoa se pode associar, bastando preencher a ficha de sócio através do site (www.a2000.pt), não havendo qualquer filtro, não há amigos nem inimigos – somos uma entidade da comunidade.

O Presidente da A2000 finalizou o seu discurso, referindo que o ano 2017 será o melhor ano de sempre a nível de trabalho, pois, para além dos projetos em curso, irão iniciar-se 2 novos projetos de formação: Formação Contínua e Formação Modular. Será portanto um ano de responsabilidade acrescida.

Na sua intervenção, o Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, do Centro Distrital de Segurança Social, Dr. José Manuel Freire Ferreira, lançou o desafio de alargamento do apoio às pessoas com deficiência, referindo que Vila Real surge, em termos estatísticos nacionais, em 3º lugar com a menor taxa de cobertura de respostas para a área da deficiência. Mais referiu que o Acordo de Cooperação celebrado entre a Segurança Social e a A2000, para a resposta social CAARPD, é efetivamente primeiro projeto a ser celebrado a nível nacional ao abrigo da nova legislação. Este projeto significará assim mais esperança e qualidade de vida para esta população, para as suas famílias e para a comunidade. Terminou desejando a todos um Santo Natal e um novo ano de muito sucesso.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Luís Machado deu as boas vindas aos cidadãos dos 7 concelhos presentes, referindo “ser um gosto ter a A2000 em Santa Marta de Penaguião” e enalteceu a coragem do 1º Presidente da A2000, Sr. Aníbal Prior (também presente) em acolher a A2000. Elogiou a A2000 por ser uma IPSS diferente das IPSS´s tradicionais, muito dinâmica, dedicada a todos os segmentos da comunidade e com uma extraordinária capacidade de investir em concelhos diferentes. Relembrou o desafio de internacionalização, lançado em Setembro passado, por altura das comemorações do 16º aniversário da A2000, designadamente com a cidade espanhola de Zamora, acreditando que será mais um desafio a vencer pela Associação. Reforçou ainda o compromisso do Município relativo ao financiamento da construção das novas instalações para a A2000 e manifestou admiração por todos aqueles que investem na A2000, desde patrocinadores a doadores, elogiando também os colaboradores pela forma como desempenham as suas funções. O Presidente da Câmara terminou desejando boas festas e fazendo votos para que o ano 2017 seja o grande ano da A2000.

De seguida assistiu-se à atuação dos idosos clientes do Espaço de Convívio de Alvações do Corgo que nos presentearam com músicas de Natal enquanto se saboreava a sobremesa, o tradicional Bolo-rei, rabanadas e aletria. 

Este dia de festa e com um significado tão especial foi celebrado com a presença dos vários clientes: formandos de Santa Marta de Penaguião, Baião, Resende, Tabuaço, Armamar, Vila Pouca de Aguiar, Montalegre e Chaves; clientes dos projetos CRIP, GPS, CAARPD, e GAPRIC; Órgãos Sociais da A2000, colaboradores e voluntários, contando também com a presença de várias entidades / individualidades: do Município de Santa Marta de Penaguião: o Presidente da Câmara, Dr. Luís Machado; a Vice-Presidente, Dra. Sílvia Silva; o Presidente da Assembleia Municipal de Santa Marta de Penaguião, Eng.º José Alberto Araújo; e os Vereadores, José Moreira, Sandra Gonçalves e Arlete Costa; os Presidentes das Freguesias de Santa Marta de Penaguião: Freguesia de Sever, Júlio Almeida; Freguesia de Alvações do Corgo, João Silva; União das Freguesias de Louredo e Fornelos, Manuel Pinto; União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João) e Sanhoane, Fernando Moreira; do Agrupamento de Escolas de Santa Marta de Penaguião, o Diretor Eng.º José Alberto Araújo; do Posto da GNR de Santa Marta de Penaguião: 2.º Sargento e Adjunta do Comandante, Cátia Costa; dos Bombeiros Voluntários de Santa Marta de Penaguião, Comandante Alfredo Borges; as IPSS’s presentes: Fundação Asilo Luís Vicente, Ana Maria Ribeiro e Inês Pereira; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos, Pdre. Edgar Barbosa; Fundação Carneiro de Mesquita, Paula Conceição; Grupo de Fados “Terras de Penaguião”, João Jorge; Associação Santa Marta em Movimento, Francisco Teixeira; Presidente da Direção da UDIPSS e do Centro Social N. Sra. do Extremo, Dr. Borges Machado; Caixa Geral de Depósitos, Gerente Célia Tavares; CARITAS de Vila Real, Dr. Hélder Afonso; da Santa Casa da Misericórdia de Resende, o Provedor Dr. Jaime Alves; RLIS, Coordenador Dr. Tiago Almeida; Coordenadora da Equipa de RSI, Dra. Marta; da Casa do Povo de Resende, Vice-Presidente da Direção, Eng.º Fernando Teixeira; do Município de Resende, Vereadora do Pelouro da Ação Social e Emprego, Dra. Maria José Dias; do Município de Tabuaço, Vice-Presidente Dr. José Carlos; da Junta de Freguesia de Tabuaço, Presidente Bruno Silva; do Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, Diretor da Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, Dr. José Manuel Freire Ferreira; da Santa Casa da Misericórdia de Armamar, Provedor Manuel Correia da Silva; do Município de Vila Pouca de Aguiar, Eng.º Duarte Marques; do Centro de Saúde de Sta. Marta de Penaguião, Enf.ª Rita Vilar; do Serviço Local de Segurança Social, Armandina Cruz;da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Santa Marta de Penaguião,Presidente Dr. Emanuel Costa; do Grupo Cultural e Desportivo de Sever, Vice-presidente Juliano Almeida; e outras empresas /entidades parceiras.

A A2000 agradece: ao Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência do Fórum Municipal para a realização do almoço; ao Município de Montalegre pelo transporte dos formandos de Montalegre e Chaves; à Junta de Freguesia de Vreia de Jales pelo transporte dos formandos de Vila Pouca de Aguiar; ao Município de Resende pelo transporte dos formandos de Resende; à União de Freguesias de Santa Leocádia e Mesquinhata pelo transporte dos formandos de Baião; ao Município de Tabuaço pelo transporte dos formandos de Tabuaço; ao Município de Armamar pelo transporte dos formandos de Armamar; e ao Restaurante Santo António pelo excelente serviço.

A A2000 agradece ainda a todas as entidades parceiras, aos sócios, financiadores, patrocinadores e doadores pela sensibilidade e entrega na causa a inclusão socioprofissional, sem eles a A2000 não existiria com o registo que se reconhece. A todos o nosso BEM HAJA reconhecido.

Sofia Pereira e Kelly Guedes, A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content