3º ENCONTRO DE DIRIGENTES DAS IPPS´S DE VILA REAL

Sessão de abertura do evento

No passado dia 5 de julho de 2014 realizou-se, em Santa Marta de Penaguião, o 3º Encontro de Dirigentes das IPSS de Vila Real, uma ação desenvolvida pela UDIPSS – Vila Real (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Vila Real), este ano organizado em parceria por quatro IPSS´s do referido Concelho: Fundação Luís Vicente, Fundação Carneiro Mesquita, Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos e Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000. O evento teve ainda o apoio do Município de Santa Marta de Penaguião e o patrocínio das empresas I9auto-automóveis e Publiserv – Publicidade e Serviços. Estiveram presentes 80 pessoas oriundas de 29 IPSS´s.

A abertura do 3º Encontro de Dirigentes das IPSS´s foi efetuada cerca das 10h00 na palavra do Presidente da Direção da A2000 – Sr. António Ribeiro que deu as boas vindas aos participantes e deu início à sessão. Ainda na abertura do encontro tiveram a palavra o Presidente da UDIPPS´s Vila Real – Dr. Luís Correia, o Tesoureiro da CNIS – Dr. Eleutério Alves, o Diretor do IEFP de Chaves – Dr. Jaime Abreu, o Diretor de Unidade do Centro Distrital de Segurança Social, Dr. José Manuel Ferreira e o Presidente do Município de Santa Marta de Penaguião – Dr. Luís Machado, que felicitaram a iniciativa e salientaram a importância da partilha entre as organizações e a relevância dos temas a trabalhar nos painéis.

O primeiro painel – “Empreendedorismo e inovação do 3º setor” foi dinamizado pelo Dr. Américo Mendes (Coordenador da área Transversal de Economia Social da Universidade Católica do Porto) que destacou a importância da procura de projetos comuns às organizações e de fóruns discussão sobre o empreendedorismo social. 

No segundo painel – “O estado da cooperação”, o Dr. Henrique Rodrigues e a Dra. Filomena Bordalo (ambos da CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade) explicaram o protocolo de Cooperação de 2013-2014 celebrado entre o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social e a União das Mutualidades Portuguesas (UMP), a Confederação Nacional das Instituições/Misericórdias de Solidariedade (CNIS) e a União das Misericórdias Portuguesas (UM). 

O terceiro painel – “Revisão de acordos de cooperação” foram exposto, pela Dra. Inês Vilar – Diretora do Núcleo de Respostas Sociais da Segurança Social de Vila Real, os procedimentos a adotar na revisão dos referidos acordos. 

O último painel – “Articulação entre Autarquias e IPSS´s” foi apresentado pelo Dr. José Marques (Presidente do Município de Sabrosa e Vice-Presidente da CIM Douro) que explicou a sua experiência como autarca relativamente às parcerias, dando especial ênfase na necessidade de diálogo entre os parceiros locais e regionais. 

Seguiu-se um almoço convívio, durante o qual foi apresentado um filme com as boas práticas desenvolvidas pelas entidades anfitriãs no Concelho de Santa Marta de Penaguião. 

O 3º Encontro de Dirigentes terminou com uma visita ao Museu e às Caves Santa Marta, onde os participantes puderam ter um contacto mais próximo com o espírito e os aromas da Vila de Santa Marta de Penaguião. 

Ana Antunes

A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content