O João Mamede está integrado através de um Contrato Emprego Inserção +.

Após ter concluído um curso de formação profissional proporcionado pela A2000 o João Mamede passou a ser acompanhado pelo Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) com o intuito de encontrar uma colocação profissional ajustada às suas necessidades e especificidades. Neste sentido o João encontra-se integrado na Junta de Freguesia de Vila Marim, Mesão Frio, através de um Contrato Emprego Inserção +.

Para compreender melhor este processo, escutámos o Presidente da Junta de Vila Marim – Vítor Fonseca e o próprio João Mamede, cujas experiências revelam os benefícios desta integração.

O Presidente, começou por mencionar as tarefas desempenhadas pelo João: “ele desempenha funções de limpeza de espaços públicos, asseamento do cemitério e manutenção de caminhos.” Apesar de ser uma rotina desafiadora, o João tem provado ser um membro dedicado e eficiente na equipa.

A oportunidade de integrar o João surgiu após ele realizar uma experiência profissional na Junta, mediado pela A2000. O técnico de acompanhamento da A2000 sugeriu uma candidatura ao programa CEI+, uma medida ativa de emprego direcionada para pessoas com deficiência e incapacidade. O Presidente explica: “Já tínhamos recorrido a outros projetos do IEFP, mas foi a primeira vez que realizámos uma candidatura ao CEI+. Como já conhecíamos bem o João, achámos que fazia todo o sentido avançar.”

Neste contexto acrescenta que a decisão de integrar o João foi baseada em princípios claros de inclusão e igualdade. “Sabemos que a entrada no mercado de trabalho já é difícil e, para alguém com algum grau de incapacidade, torna-se ainda mais complicado,” reflete o Presidente. “Tínhamos a convicção de que todas as atividades podem ser adaptadas às capacidades de cada pessoa e confirmámos isso com a chegada do João.”

Continuadamente, refere que a integração do João não só superou as expectativas, como trouxe uma nova perspetiva para a dinâmica diária da Junta. “Com a presença do João, mostrámos que, apesar das diferenças, no que diz respeito a desempenhar as funções designadas, desde que nos empenhemos, somos todos iguais”. Ainda neste assunto, acrescenta que o exemplo do João demonstra que pessoas com algumas limitações têm muito a oferecer: “As suas valências mostram que limitações podem ser superadas.”

Para o João, o trabalho na Junta de Freguesia representa uma transformação na sua vida expressando a sua gratidão à A2000, que esteve presente desde o início do processo. “A A2000 teve um papel muito importante para que eu pudesse vir para aqui trabalhar.  Através da A2000 consegui um contrato aqui na Junta. Ganho o meu ordenado e já posso ajudar a minha família como sempre desejei, explica o João, que também valoriza o acompanhamento contínuo da equipa técnica: “A A2000 é muito importante para mim, principalmente as pessoas que lá trabalham. Fico muito feliz quando me vêm visitar; é sinal que me querem ajudar e ver feliz.”

O dia-a-dia do João na Junta de Freguesia reflete um ambiente de acolhimento e inclusão. “Ele foi muito bem recebido por todos e houve um rápido acolhimento,” comenta o Presidente. “É um miúdo sempre bem-disposto, com um sorriso constante no rosto.” Este sentimento também é partilhado pelo João que menciona sentir-se em casa: “Sinto-me mesmo bem aqui, tratam-me como família. Sou muito agradecido por me terem dado esta oportunidade.”

O apoio da A2000 foi fundamental para o sucesso desta integração. Segundo o Presidente, “sentimo-nos sempre acompanhados e sabemos que, caso surja alguma dúvida, a A2000 está sempre disponível para prestar os devidos esclarecimentos.” Essa presença contínua é valorizada também pelo João, que reconhece o impacto positivo do suporte da associação na sua vida.

Com esta experiência positiva, a Junta de Freguesia mantém as portas abertas para integrações futuras. O Presidente reforça: “As nossas portas estarão sempre abertas para novas integrações de pessoas com algum tipo de deficiência”, uma mensagem a outras entidades: “Todos nós somos diferentes e as nossas diferenças valorizam as instituições que representamos. As pessoas com deficiência precisam de apoio e de uma oportunidade para mostrar o seu valor. Muitas vezes, tornam-se indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade.”

A integração profissional do João Mamede é um exemplo inspirador de como a inclusão pode transformar não só a vida de uma pessoa, mas também enriquecer uma equipa e fortalecer a comunidade. Num mundo onde a diversidade é cada vez mais valorizada, a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um passo essencial para construir uma sociedade mais justa e solidária.

Fátima Teixeira, Técnica do CRIP

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content