No âmbito da UFCD 3435PCDI – Animação e Lazer, o Curso 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Poiares realizou recentemente uma caminhada pela aldeia de Poiares, com o propósito de explorar os inúmeros benefícios do exercício físico na saúde e no nosso dia-a-dia. Esta iniciativa teve como objetivo não só reforçar a importância de um estilo de vida ativo para a saúde mental e física, mas também promover a descoberta de espaços e património locais.
Além de nos mantermos fisicamente ativos, esta caminhada ofereceu-nos a oportunidade de conhecer melhor a aldeia de Poiares, onde se encontra a sede da A2000, e de visitar locais e monumentos de relevância histórica e cultural da freguesia. Foi uma excelente forma de ligar o bem-estar físico com o enriquecimento cultural.
Esta prática mostrou-nos que a aquisição de conhecimentos não tem de ocorrer exclusivamente numa sala formação. Pelo contrário, atividades práticas e dinâmicas como esta são uma forma eficaz de aprendizagem, porque despertam maior interesse e motivação.
Como afirmou alguém um dia: “Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável – ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.” A atividade realizada não só confirmou esta ideia como também demonstrou que o bem-estar físico e mental nos aproxima dos outros e melhora a nossa qualidade de vida.
Esta foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora que todos os participantes adorariam repetir, pois, mesmo cansados fisicamente, saíram mais felizes, motivados e energizados.
Corpo são, Mente sã!
Curso 1 – Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marlene Azevedo, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.