Cultura & Arte

Os formandos do Curso 1 / Ação 7 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários percorreram as ruas da vila de Baião para assistir ao Desfile Concelhio de Carnaval formando por grupos representativos das juntas de freguesia, associações culturais, recreativas e desportivas, bem como participantes individuais a espalhar alegria e criatividade. Esta atividade decorreu no âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente com o objetivo de explorar as tradições da cultura portuguesa e reconhecer a importância da diversidade cultural. Foi uma tarde animada, começaram por desfilar as crianças mais pequenas – creche e pré-escolar – seguindo-se o primeiro ciclo até ao 10.º ano de escolaridade. O tema do desfile foi a celebração dos 500 anos de Camões, sendo os trajes alusivos ao tema – descobrimentos, ninfas, língua portuguesa, o mar e as caravelas. Os formandos estavam entusiasmados com a música, cor e animação desta tradição da cultura portuguesa. Todos gostaram deste momento de convívio e celebração.

Ambos os cursos a decorrer em Baião deslocaram-se à Biblioteca Municipal António Mota para ver a Exposição “Metamorphosis”, do artista Jorge Cruz. Esta visita decorreu no âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente para explorar os objetivos da cultura e as formas de manifestação e expressão cultural. Todos ficaram surpreendidos e encantados com as criações do artista que acharam “bizarras”, por misturar a realidade e a fantasia. A exposição “Metamorphosis”, através da pintura, mostra a visão do artista sobre a realidade, que nos levou a estimular os sentidos, a recordar experiências, a desenvolver a imaginação e a aguçar a criatividade. Os formandos perceberam que a pintura é uma forma de expressão cultural, que está presente na nossa história há séculos e séculos… Algumas pinturas, como estas, são tão marcantes que nos ficam na memória ao longo dos anos.

Continuando na UFCD Cidadania, Comunidade e Cultura e também ambos os cursos, os formandos realizaram uma visita à Loja Interativa de Turismo de Baião para explorar a diversidade cultural do Concelho de Baião. Os formandos consultaram livros, fotos e vídeos sobre o Concelho, exploraram mapas, folhetos e panfletos que se encontravam na Loja de Turismo. Todo este material permitiu explorar a diversidade cultural do Concelho de Baião em vários domínios: música, dança, gastronomia, monumentos/arquitetura, paisagem natural, trajes regionais, festas e produtos regionais.

A diversidade cultural de Baião é imensa – Biscoito da Teixeira, Bengalas de Gestaçô, Cestas de Frende, Licores, Feira do Anho Assado e Arroz de Forno, Feira do Fumeiro e Cozido à Portuguesa, Mosteiro de Ancede, Serra da Aboboreira e os Dólmens, Serra do Marão, Castelo de Matos, Carvalhal da Reixela, Rio Douro, o recente Biscoito Chelo…  e muito mais! Foi um momento muito rico, onde cada formando partilhou os seus conhecimentos e todos saíram com a certeza do lema do concelho… Visite Baião!!!

Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Curso 1 – Ação 7 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content