Vivenciar, aprender e conhecer!

No passado dia 2 de abril, os formandos da Ação 1 do Curso 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Poiares, visitaram, no período da manhã, o Museu do Douro, no Peso da Régua, com o objetivo de conhecer melhor a região demarcada do Douro e a história que dela é feita.

O Museu do Douro, situado na emblemática cidade do Peso da Régua, é um espaço dedicado à preservação e divulgação da rica história e cultura da região do Douro. Durante a visita, tivemos a oportunidade de explorar diversas exposições que retratam a evolução da viticultura e da produção de vinho ao longo dos séculos. Através de uma combinação de artefactos históricos, fotografias e vídeos, pudemos compreender melhor os desafios enfrentados pelos viticultores e a importância do Douro na economia e cultura de Portugal.

A visita guiada proporcionou-nos uma visão aprofundada sobre o processo de produção do vinho, desde a plantação das vinhas até à colheita e vinificação. Ficámos fascinados com as histórias dos trabalhadores que, com grande esforço e dedicação, moldaram a paisagem do Douro, transformando-a numa das regiões vinícolas mais prestigiadas do mundo. Além disso, tivemos a oportunidade de apreciar a beleza natural do Douro, com as suas encostas íngremes e socalcos que criam uma vista deslumbrante.

No decorrer da visita e das explicações que nos iam sendo dadas, fomos percebendo o quão rica é a nossa região e a quantidade de história que existe e que, por vezes, nos dias de hoje, não é conhecida pelos mais novos, o que achamos uma pena, pois é cheia de riqueza e de beleza.

Apesar de termos alguns conhecimentos sobre a história do Douro e de todo o sacrifício que os nossos antepassados tiveram de ultrapassar para hoje termos o que temos, havia muitos conhecimentos que não sabíamos, e com esta visita, conseguimos observar e escutar tudo ao pormenor. Queremos agradecer desde já a toda a equipa do Museu do Douro pela excelente receção e por toda a atenção dada no decorrer de toda a visita.

Da parte da tarde, visitámos o Continente do Peso da Régua, com o objetivo de ver a quantidade e as características específicas de cada produto de limpeza, assim como a sua forma de utilização.

Ao chegarmos ao supermercado, fomos recebidos por um representante que nos guiou através das várias secções dedicadas aos produtos de limpeza. Ficámos impressionados com a vasta gama de produtos disponíveis, desde detergentes para roupa e loiça até produtos especializados para diferentes tipos de superfícies. Cada produto tinha características únicas, e aprendemos a importância de escolher o produto certo para cada tarefa específica.

Durante a visita, o representante explicou-nos detalhadamente os fatores a considerar na escolha de um produto de limpeza, como o preço, a quantidade, o método de utilização e as superfícies para as quais cada produto é adequado. Ficámos a saber que alguns produtos são mais eficazes em determinadas condições e que é essencial ler as instruções de uso para garantir a segurança e a eficácia.

Ficámos boquiabertos com a variedade de produtos de limpeza e com as especificidades de cada um. Aprendemos que existem vários aspetos a ter em conta, nomeadamente, o preço, a quantidade, o método de utilização, as superfícies a serem utilizadas, entre outras informações que nos iam sendo transmitidas.

Foi um dia em cheio, de conhecimento, saberes e, acima de tudo, de enriquecimento pessoal. Terminámos o dia muito mais ricos em saberes, costumes e preparados para o que o futuro nos reserva.

 Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Marlene Azevedo, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content