Quando chega a altura das despedidas nunca é fácil e, desta vez, não foi exceção!
Chegaram ao fim dois anos de formação para os formandos do Curso 12 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Poiares, sede da A2000. Estes dois anos encerraram um conjunto de 2900 horas, destas 1100 horas destinadas à Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).
O grupo concretizou um Percurso Formativo C – percursos individualizados com base em referenciais de formação não integrados no CNQ.
O percurso de cada formando foi marcado por desafios e conquistas, e ao longo do tempo foi notória a evolução de todos, cada um ao seu ritmo, demonstrando um crescimento significativo e inspirador.
As aprendizagens e competências alcançadas pelo grupo foram o resultado não só de um conjunto de conteúdos presentes no referencial do curso e explorados através dos mais diversos métodos e técnicas, mas também, de uma prática desenvolvida na formação prática em contexto de trabalho que cada um deles frequentou.
As competências profissionais, pessoais e sociais alcançadas permitirão que os formandos respondam às características específicas do mercado de trabalho. A taxa de formandos que alcançou a integração no mercado de trabalho foi superior a 60%.
Os formandos deixaram palavras de carinho para todos os técnicos que tiveram influência no seu percurso, agradeceram a oportunidade que a A2000 lhes proporcionou a nível de crescimento tanto pessoal como social e profissional.
Curso 12 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marisa Camilo, Formadora
Armando Oliveira, Técnico de Acompanhamento e Inserção

Este curso de formação foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.