No âmbito da UFCD 3522 APCDI- Tratamento de plantas e animais o grupo de formação do curso 1- ação 9 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, realizou durante o mês de junho um conjunto de atividades práticas relacionadas com o tratamento de plantas bem como uma visita ao Centro de Recolha Oficial (CRO).
A primeira sessão da UFCD não poderia ter iniciado da melhor forma: o grupo de formação colocou “pés ao caminho” e foi visitar o CRO, localizado em Tabuaço, que faz recolha de cães vítimas de abandono ou maus-tratos de todo o concelho. Fomos recebidos pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tabuaço que nos fez uma visita guiada ao espaço que serve de abrigo para 92 animais. Apesar de agitados pela visita inesperada, os animais portaram-se de forma exemplar permitindo brincadeiras e serem alimentados por alguns formandos. No final desta visita, o grupo de formação decidiu juntar algum valor e comprar 3 sacos de ração que foi entregue na sede da Junta de Freguesia para posteriormente servir de alimento aos animais do Centro.
Esta visita teve como objetivo conhecerem os aspetos básicos da biologia animal, as suas principais caraterísticas, regras e cuidados de alimentação e higiene, tomarem conhecimento da importância da adoção responsável e quais os requisitos necessários para a sua realização.
Nas sessões seguintes, foi a vez de sujarem as mãos de terra e construírem um belo jardim no espaço exterior da Biblioteca: começaram por pintar os vasos improvisados feitos de garrafões e garrafas plásticas e plantar morangueiros, suculentas, sardinheiras, salsa e semear feijões.
Ainda com a terra nas mãos construíram o Boneco Ecológico Relvinhas para despertar a curiosidade para a importância do meio ambiente, manter o planeta limpo e rico em recursos naturais.
Durante esta UFCD ainda foi possível realizarem um bonito caderno de campo com as plantas que recolheram durante um passeio pelos espaços verdes que envolvem a Biblioteca Municipal: recolheram as mais variadas plantas e catalogaram as mesmas, com o objetivo de conhecerem a flora existente no concelho de Tabuaço.
Estas atividades tiveram como objetivo trabalhar os aspetos básicos da constituição das plantas e quais os principais cuidados que devem ter com as plantas para que estas cresçam de forma saudável.
O grupo participou com muito entusiasmo nas atividades desenvolvidas ao longo das sessões, comprometendo-se a cuidar diariamente de todas as plantas que agora fazem parte do “seu/ nosso jardim”.
Isabela Lima, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.