Junho com animação

Os formandos dirigiram-se ao Centro de Saúde de Baião para participar no rastreio de saúde, inserido no “Maio: mês do coração – sensibilização para a prevenção de doenças cérebro-cardiovasculares”. A atividade, inserida na UFCD 8852 – Prática profissional na prestação de cuidados pessoais em contexto domiciliário, hospitalar e institucional, teve início com o preenchimento da ficha de inscrição, seguindo-se a chamada individual para a sala de rastreio. Na sala de rastreio, os formandos foram recebidos por uma enfermeira que realizou os seguintes procedimentos: avaliação do peso e altura, medição da tensão arterial e medição da saturação de oxigénio. Após a avaliação, foram distribuídos folhetos informativos sobre a prevenção de doenças cérebro-cardiovasculares. Os formandos que apresentaram fatores de risco foram encaminhados para o gabinete médico, onde receberam aconselhamento individualizado e alguns foram referenciados para consultas de especialidade, como nutrição.

Os formandos deslocaram-se ao Intermarché de Baião, no âmbito da UFCD Tratamento de Roupa e Arranjos Simples, com o objetivo de explorar os diferentes tipos de detergentes para lavar roupa disponíveis num hipermercado. Durante a visita, tiveram oportunidade de observar a variedade de marcas, os preços, os formatos e as opções mais ecológicas disponíveis no mercado. Foram identificados vários tipos de produtos utilizados na lavagem da roupa, tais como: lavagem manual, lavagem mecânica, amaciador, branqueador, tira nódoas, perfumador. Os detergentes apresentam-se em diferentes formas: líquido, em pó, em cápsulas, concentrados e ecológicos. Os detergentes apresentam-se em diferentes formas: como para roupas brancas, roupas escuras, roupas coloridas, roupas delicadas, com perfume ou sem cheiro. A visita revelou-se muito útil, pois permitiu compreender a vasta gama de opções existentes e a importância de escolher o detergente mais adequado tendo em conta o tipo de roupa, o preço e o impacto ambiental. Foi também reforçada a importância de ler os rótulos dos produtos, como forma de fazer escolhas mais informadas e conscientes.

Na UFCD 3534 APCDI – Animação e Lazer, os formandos deslocaram-se ao Agrupamento de Escolas de Baião, no âmbito na II Semana do Desporto e Associativismo para participar no Dia do Desporto Inclusivo, mais concretamente assistir ao Torneio de Futsal Adaptado. Esta iniciativa reuniu formandos e técnicos e numa manhã desportiva marcada pela alegria, fair play e espírito de equipa. Contou com a participação de várias equipas formadas por jogadores com diferentes níveis de mobilidade e capacidades, demonstrando que o desporto é para todos e pode ser adaptado às necessidades de cada um. As regras foram ajustadas de forma a garantir a segurança e a participação ativa de todos os elementos. Durante os jogos, todos aplaudiram cada golo, cada defesa e cada esforço dos atletas, reconhecendo o empenho, a superação e a cooperação demonstrada em campo. No final, todos foram convidados a entrar em campo e participar no jogo de futsal. Mais do que competir, o objetivo principal foi a inclusão, a partilha de experiências e a promoção de hábitos de vida saudáveis.

No período da tarde, num ambiente de alegria, convívio e partilha, os formandos participaram nos jogos tradicionais, no âmbito da UFCD Animação desportiva para públicos diversificados. Esta iniciativa promovida com o objetivo de valorizar as brincadeiras de antigamente e incentivar a atividade física de forma lúdica. A atividade decorreu no Pavilhão desportivo e contou com a realização de diversos jogos populares, como a macaca, o jogo do saco, o jogo da corda e o jogo da lata. A iniciativa permitiu aos participantes conhecer (ou recordar) brincadeiras simples, acessíveis e cheias de significado cultural. Para muitos formandos, foi uma oportunidade de relembrar a infância e de partilhar memórias com os colegas. Para outros, foi a descoberta de jogos que não conheciam, promovendo o espírito de equipa, a cooperação e o respeito pelas regras.

Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto, Formadora 

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content