A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!

Mário Quintana

Espaços de Convívio da A2000 – Um Julho Repleto de Vida, Partilha e Emoção

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” – Esta frase acompanhou-nos ao longo de julho, um mês em que os Espaços de Convívio da A2000 demonstraram que, apesar dos desafios, o verdadeiro valor da vida está na partilha e na proximidade com os outros.

As atividades iniciaram-se com sessões de cálculo matemático – envolvendo operações básicas e a tão conhecida prova dos nove, que despertou memórias antigas e um saudável exercício de raciocínio. O jogo do Stop também trouxe momentos de alegria e interação entre os participantes, reforçando o espírito de grupo.

Julho trouxe consigo dias quentes e vontade de sair. Assim, desfrutámos de caminhadas, gelados em esplanadas, almoços em grupo, piqueniques ao ar livre e visitas a praias fluviais, sempre num ambiente descontraído e com muitas conversas à mistura. Um dos momentos especiais foi a ida do grupo de Galafura ao Azibo, onde a natureza e a boa disposição tornaram o dia memorável.

O ponto alto do mês foi o Encontro Anual dos Espaços de Convívio, realizado no Santuário de Nossa Senhora do Viso, em Fontes. Num cenário de beleza natural, o convívio foi celebrado com , música ao vivo, boa comida e uma contagiante alegria de viver – mostrando que, apesar de ser difícil, a arte de conviver vale sempre a pena.

A A2000 continua assim a sua missão de promover o envelhecimento ativo, a inclusão e a valorização das relações humanas – porque viver bem é, acima de tudo, viver com os outros.

Paula Conceição, Técnica da A2000

Os Espaços de Convívio da A2000 desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, na União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes e no Concelho de Lamego na União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.

Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo, a Freguesia de Fontes e a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content