O Jogo dos Direitos e dos Deveres

O Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer na sede da A2000, em Poiares, desenvolveu o conteúdo de cidadania ativa, democracia representativa e democracia participativa – direitos e deveres dos cidadãos portugueses através do método ativo, com recurso a técnicas como atividade prática e jogo pedagógico.

Com o objetivo de adquirir conhecimentos e desenvolver competências práticas, optou-se pela criação de três jogos pedagógicos sobre a temática. No final, todos os participantes jogaram os jogos de forma pedagógica.

Os formandos foram divididos em três grupos. O primeiro grupo construiu sopas de letras; o segundo grupo elaborou a “roleta” dos direitos e deveres; e o terceiro grupo ficou encarregado da construção do jogo da memória.

O primeiro grupo iniciou o trabalho com uma pesquisa de conceitos relacionados com a temática e, posteriormente, inseriu uma tabela num documento de processamento de texto, concretizando a sopa de letras.

O segundo grupo, com o auxílio do programa Microsoft Word, construiu um círculo dividido em 12 parcelas, onde colocou, de forma aleatória, 12 direitos e deveres. Criou também uma seta que, com a ajuda de um atache, foi fixada no centro do círculo, permitindo selecionar uma parcela ao rodar a “roleta”.

O terceiro grupo ficou responsável pela construção do jogo da memória. Numa primeira fase, realizou uma pesquisa sobre os direitos e deveres e colocou um em cada carta, acompanhado da respetiva imagem. Na parte de trás das cartas, criou uma imagem comum, que foi repetida em todas. Por fim, recortou e plastificou todas as cartas, garantindo a sua conservação por mais tempo.

No final da atividade prática, os jogos foram trocados entre os grupos, permitindo que todos usufruíssem das criações uns dos outros.

A sessão decorreu com bastante entusiasmo por parte dos formandos. As atividades foram recebidas com agrado e superadas com sucesso.

As atividades práticas e os jogos pedagógicos revelaram-se técnicas valiosas na aquisição de conhecimentos de forma lúdica, sem nunca perder o verdadeiro sentido formativo.

Curso 1 – Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Ana Marisa Camilo, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de setembro

10 de Setembro, 2025

“O segredo da vida está em aquecer o coração dos outros….”

10 de Setembro, 2025

Miguel Soares está integrado na Alma Campestre, entidade que gere o Restaurante dois.cinco.nove e o Café Concerto 259, ao abrigo da medida Estágio Inserção

10 de Setembro, 2025
Skip to content