Horta biológica

No âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente, os formandos do Curso 1 – Ação 3, do curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Armamar, realizaram uma atividade prática que consistiu na construção de uma horta biológica.

Esta atividade enquadrou-se no conteúdo “Meio Ambiente: Sustentabilidade” e teve como principais objetivos: compreender os benefícios ecológicos e sociais da prática da agricultura biológica; planificar e executar, de forma colaborativa, todas as fases da construção de uma horta; promover hábitos de consumo sustentável e responsável; estimular o espírito de cidadania ativa e o sentido de responsabilidade ambiental.

Numa fase inicial, foi desenvolvida uma sessão de sensibilização e reflexão com os formandos, durante a qual se abordaram os conceitos fundamentais relacionados com a agricultura biológica, os seus benefícios para o ambiente e para a saúde, os materiais necessários à construção de uma horta sustentável, bem como a escolha das sementes a cultivar.

Os formandos optaram por utilizar materiais recicláveis na construção das hortas, nomeadamente garrafões e caixas de plástico, demonstrando que é possível criar soluções ecológicas com recurso a objetos reutilizados. Após debate em grande grupo, foram selecionadas as seguintes sementes: tomate; milho, nabiça, abóbora; feijão; morango; cravo, girassol; melão; ervilha; fava e couve.

Durante a execução da atividade, os formandos participaram ativamente em todas as etapas do processo: preparação da terra com estrume, realização das sementeiras, rega e identificação das plantas. A atividade revelou-se altamente colaborativa, promovendo o espírito de equipa, a entreajuda e a partilha de conhecimentos.

Esta iniciativa permitiu aos formandos tomar consciência da importância da agricultura biológica como prática sustentável e acessível, promovendo, simultaneamente, o respeito pelo meio ambiente e incentivando o uso de materiais recicláveis na construção de soluções úteis e ecológicas.

Curso 1 – Ação 3- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sofia Barros, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content