Desafia-te a Incluir

O mês de outubro fica marcado por dois temas de grande relevo, que abordam os conceitos de justiça social, inclusão e acessibilidade sob diferentes perspetivas: As eleições autárquicas e o Dia Municipal para a Igualdade.

A questão das eleições, remete-nos para o artigo 29 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelece que os Estados devem assegurar às pessoas com deficiência o direito a votarem e serem eleitas, sem discriminação, garantindo a acessibilidade nos locais e materiais de votação; o direito ao voto secreto; a possibilidade de receberem assistência, se a pessoa quiser.

O direito a participar na vida política e pública é um direito absoluto e não deve ser limitado por razões de deficiência — nem física, nem sensorial, nem intelectual ou psicossocial. Por este motivo, publicamos um vídeo sobre o mito “A pessoa com deficiência não pode votar”. O objetivo é lembrar a importância deste direito, sensibilizando as famílias a as próprias PCDI para este direito.

O Dia Municipal para a Igualdade, celebra-se desde 24 de outubro de 2010, e envolve centenas de organizações da sociedade civil e entidades públicas que promovem os valores da igualdade, inclusão e participação em todo o território nacional. Este ano, numa parceria com o Município de Armamar, participamos numa ação de sensibilização sobre Igualdade, abordando o tema da sexualidade da pessoa com deficiência como uma dimensão do Direito à Vida Independente. Para o efeito, convidamos a APC de Viseu a apresentar o projeto Sex in life que decorreu em vários países e trabalhou o tema da sexualidade. Por ser um tema encarado com muito preconceito e falta de conhecimento, o objetivo foi desmistificar, junto de profissionais, familiares e até mesmo das próprias pessoas com deficiência, dando-lhes ferramentas para compreender todo o processo da sexualidade e dos afetos junto deste público.

Promover a igualdade na dimensão da sexualidade significa reconhecer direitos, valorizar experiências subjetivas, garantir acesso à educação sexual e combater práticas discriminatórias. Essa mudança necessita do envolvimento de famílias, profissionais e sociedade, para que pessoas com deficiência possam viver sua sexualidade de forma integral e responsável.

No dia em que se assinala o Dia Municipal da Igualdade, lançamos a rúbrica “Histórias que Brilham”, em que os nossos clientes entrevistam pessoas com histórias de superação e resiliência.

Iniciamos a apresentação com uma entrevista a António Santos, jovem atleta de 17 anos, natural de Tabuaço, que nasceu com uma agenesia do braço esquerdo e que recentemente, brilhou nos Jogos Europeus da Juventude, ao sagrar-se campeão Para Europeu, na prova dos 100 metros de sub-20. O António cresceu com a certeza de que o seu valor não se mede pelos membros que tem, mas pelas capacidades, sonhos e atitudes que cultiva no dia a dia.

No âmbito do projeto “Desafia-te a Incluir”, os clientes de Tabuaço tiveram a oportunidade de visitar a rádio Clube de Lamego. Esta visita, está integrada no plano de atividades do referido projeto e o objetivo é sensibilizar os media locais para a questão dos direitos das pessoas com deficiência. Assim, os clientes entrevistaram a locutora presente e ficaram a conhecer todo o trabalho que é feito por esses profissionais. Esta entrevista passará nas nossas redes sociais, muito em breve. Agradecemos à rádio Clube de Lamego, na pessoa do Prof. Júlio, por ter aceite este desafio e à locutora Remédios pela sua simpatia e acolhimento tão caloroso.

Relembramos que o projeto “Desafia-te a Incluir”, cofinanciado pelo INR, engloba várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos, sempre com o objetivo de os consciencializar para o seu papel na construção de uma sociedade mais empoderadora e fomentadora da autonomia, da autorrepresentação e da vida independente.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Notícias Relacionadas

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025

Doador do mês de novembro

10 de Novembro, 2025
Skip to content