Neste dia, decorreu no AUDIR – Peso da Régua, o Seminário “Vidas com Voz, Percursos com Futuro”, no âmbito do projeto Oportunidade D’Ouro, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social – Programa Regional do Norte 2030 e pelo Prémio Caixa Social (enquanto investidor social).
O Projeto Oportunidade D’Ouro dirige-se a pessoas com doença mental, devido à qual viram as suas vidas interrompidas, tendo permanecido em casa (algumas mais de 10 anos), mas que estando clinicamente estáveis reúnem condições de integração socioprofissional. Este projeto segue uma metodologia em 3 Etapas: 1ª Empoderamento (com o objetivo de promover as competências pessoais e relacionais); 2ª Capacitação (com o objetivo de proporcionar formação em algumas UFCDs com utilidade na procura de emprego, na gestão pessoal e na inserção profissional); 3ª Experiências de trabalho (proporciona a possibilidade de realizar experiências de trabalho para poderem esclarecer interesses, definir percursos).
Frequentaram este projeto 16 pessoas, destas, 4 iniciaram a frequência de formação profissional, 10 já iniciaram um percurso profissional e duas ainda estão numa fase de desenvolvimento de algumas competências que lhe facilitem a tomada de decisão. Todos estes percursos, são acompanhados pela equipa do projeto, com o objetivo de que as metas pessoais sejam alcançadas. Apesar de alguns objetivos ainda não estarem concretizados, é visível para os próprios e para quem os rodeia que ocorreram mudanças significativas nas suas vidas, que se estão a tornar mais empoderadas, participativas e incluídas.
O Seminário “Vidas com Voz, Percursos com Futuro” contou, na sessão de abertura, com a presença do Vereador da Economia Local, Inovação e Empreendedorismo do Município de Peso da Régua, Dr. Eduardo Pinto; da representante do Portugal Inovação Social – Região Norte, Dra. Sónia Files; e do representante da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Dr. Mário Marta.
A temática da Saúde Mental foi abordada por diferentes perspetivas: a da equipa multidisciplinar do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), a da pessoa com doença mental, a da família da pessoa com doença mental, a do empregador, e a do Centro de Recursos da A2000 que implementa e incrementa a aplicação das Medidas Ativas de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Durante a manhã, a Dra. Dulce Maia, Diretora do Serviço de Psiquiatria do ULSTMAD, realizou um Enquadramento da Saúde Mental; a Dra. Marina Teixeira, Diretora Técnica da A2000, apresentou o projeto Oportunidade D’Ouro e os seus resultados; os Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica, João Paulo Barroso e Paulo Vilares Pires, apresentaram o trabalho desenvolvido pela Clínica de Antipsicóticos de Libertação Prolongada do Serviço de Psiquiatria da ULSTMAD; e a Dra. Sofia Silva, Doutoranda de Ciências do Desporto (UTAD) e Bolseira F.C.T., evidenciou “A importância do exercício físico na saúde mental e no tratamento farmacológico de doentes com psicose”.
No período da tarde, com moderação da jornalista Mila Brigas, da rádio Universidade FM (UFM), realizaram-se duas mesas de debate:
– a primeira sob o tema “Vidas com Voz… Direito à Dignidade (1º Direito)” com os intervenientes Enfermeiro José Faceira Guedes, Acácio Magalhães (participante) e Joana Borges (familiar de um participante);
– a segunda mesa com o tema “Percursos com futuro… Direito ao Bem-estar e ao trabalho (22º e 23º Direitos)”, com os intervenientes Enfermeiro Armando Soares, Diana Ferreira (participante), Ana Antunes (Coordenadora do Centro de Recursos da A2000); e António José Ribeiro (Empresário).
Graças à atuação musical de 5 participantes do projeto, houve 4 momentos musicais ao longo do dia. As intervenções do público suscitaram questões pertinentes, uma vez que, além do desconhecimento geral sobre a doença mental, existe também a falta de apoio e informação às famílias que têm de lidar com esta realidade e nem sempre o fazem da melhor forma, por falta de preparação e acompanhamento.
A partilha promovida durante o Seminário levou à reflexão e quem sabe a novas abordagens psicossociais sobre esta temática.
A A2000 agradece à Câmara Municipal do Peso da Régua, à equipa de Psiquiatria da ULSTMAD, a todos os participantes do projeto Oportunidade D’Ouro e a todos que estiveram presentes.





