Plantas & Flores: A Arte de Cuidar com Alegria

Inserida na UFCD 3522 APCDI – Tratamento de Plantas e Animais, o grupo de formandos de ambos os cursos embarcaram numa visita aos “Viveiros do Campo”, horto e florista da vila, numa jornada que misturou aprendizagem, aromas florais e uma boa dose de gargalhadas. O objetivo? Explorar os produtos e utensílios utilizados no tratamento das plantas — e, quem sabe, descobrir o segredo para a Formadora Sandra manter uma suculenta viva por mais de uma semana!!

Entre sorrisos e perfume de flores, os formandos foram guiados por entre corredores repletos de vasos, regadores e fertilizantes. Um dos destaques foi o “substrato mágico”, que promete transformar até o mais esquecido dos jardineiros num verdadeiro mestre das plantas. Durante a visita, houve demonstrações práticas e até uma aula improvisada sobre como identificar se uma planta está “triste” — aparentemente, folhas caídas e olhar melancólico são sinais claros.  A visita terminou com uma pequena oficina de arranjos florais, onde criatividade e caos se misturam em composições que não seguem regras, apenas sentimentos.

Entre sorrisos e pétalas, ficou a certeza de que cuidar de plantas é mais do que produtos e utensílios — é também afeto, paciência e, claro, uma boa dose de conversa com os verdes companheiros.

Curso 1 – Ação 4 / Ação 11 Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sandra Pinto, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content