Sou uma pessoa otimista e acredito nas pessoas e em todo o “bem” que a humanidade produz. É neste sentido que acredito convictamente na capacidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), como a A2000, de produzirem um impacto positivo significativo na sociedade, especialmente nas áreas de intervenção social e apoio às pessoas vulneráveis.
Todos os dias trabalhamos arduamente na A2000 para se garantir o cumprimento escrupuloso dos programas que financiam a atividade e, principalmente, para se garantir a satisfação das pessoas que apoiamos. Têm sido anos muito duros e de um sobre esforço maior que o universo! Os trabalhadores da A2000 têm superado todas as metas e todas as expetativas e é, sem qualquer margem para dúvidas, por causa deles que a A2000 é uma entidade distintiva e distinta de todas as outras organizações. Durante muitos anos adotámos o slogan “Somos (os) maiores e queremos ser (os) melhores”.
Pois bem, neste novembro de 2025 muitos dos trabalhadores da A2000 atingiram o limite do possível, no que respeita ao volume de trabalho e de ansiedade, por força da “pressão galáctica” para a abertura das 5 novas respostas sociais para pessoas com Deficiência e Incapacidade que nos foram aprovadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0). A previsão de abertura, para o mês de dezembro, de 2 Lares Residenciais (LR) para 60 pessoas, 2 Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) para 10 pessoas, e um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) para 30 pessoas, acarretou um comboio de trabalhos que nos têm esgotado (requalificação das instalações; aquisição de maquinas, mobiliário novo, têxteis, informática, etc; avaliação dos novos clientes e famílias, recrutamento e seleção dos novos trabalhadores, etc,), mas que nos dão satisfação pessoal, realização profissional e o sentimento do dever cumprido. MUITO OBRIGADO a todos os envolvidos nesta grandiosa realização.
No fecho desta edição (inicio de dezembro), confirmo que o volume de trabalho não diminuiu, mas na minha visão otimista tudo corre como o planeado e tenho a certeza que vai melhorar bastante. Lembro-me muitas vezes daquela frase “antes de melhorar ainda vai piorar mais…” e foi mesmo o que aconteceu! Continuo na visão otimista e arrisco dizer que “o pior já passou…”.
A A2000 tem efetivamente os melhores trabalhadores do mundo e arredores, pelo que arrisco em alterar o slogan da A2000 para “Somos os maiores e também somos os melhores”.
Vamos ao trabalho!
Em nome da A2000, desejo a todos sem exceção um Santo Natal e Próspero Ano Novo, com muita paz e saúde.
António José Ribeiro, Presidente da Direção da A2000





