No mês de dezembro realizamos o World Café “DIREITO AO TRABALHO: Que futuro para as pessoas com deficiência?“, no Centro Interpretativo da Mulher Duriense, em Armamar.
A finalidade foi proporcionar um espaço de diálogo inclusivo e colaborativo para as pessoas com deficiência, famílias, empregadores, profissionais de formação e emprego, centros de recursos e decisores públicos, refletirem sobre este tema.
Os temas colocados por mesa, prenderam-se com 4 tópicos ligados ao Direito ao Trabalho da pessoa com deficiência: Emprego e Formação profissional; Empregadores e Organizações; Centro de Recursos Para a Qualificação e Emprego (CRQE); e Família e Comunidade. Os moderadores presentes para cada área foram: a Técnica do Gabinete de Inserção Profissional (GIP) da Câmara Municipal de Armamar, Dra. Cristiana Monteiro; o Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Armamar, Sr. Manuel Silva; a representante do CRQE da A2000, Prof. Sofia Barros; e a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Armamar, Dra. Catarina Monteiro.
No final da sessão, concluímos que o direito ao trabalho significa, acima de tudo, promover a dignidade humana, combater a exclusão e construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
A atividade foi bastante positiva e por isso, estamos muito gratos a todos os presentes pelo seu contributo nesta matéria.
Aproveitando a quadra natalícia, desejamos as Boas Festas ao executivo dos municípios de Tabuaço e Armamar e, no final do mês, tivemos ainda oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas ao longo deste ano, no âmbito deste projeto, nas Assembleias Municipais, daqueles municípios.
Agradecemos a forma como fomos recebidos pelas diversas entidades.
Alexandra Santos, Técnica da A2000





