O Projeto Oportunidade D’Ouro, financiado pelo Portugal Inovação Social, em parceria com o investidor social “Fundação Caixa Geral de Depósitos”, neste mês de dezembro continuou a trabalhar as competências dos participantes.
Atualmente, neste projeto seguem dois grupos em etapas diferentes: o mais antigo encontra-se numa fase de definição de interesses profissionais, realização de experiências de trabalho e desenvolvimento de competências de procura de emprego; o grupo mais recente ainda está a trabalhar competências pessoais – neste mês identificaram as suas principais atitudes de comunicação, as suas necessidades motivacionais e as razões pessoais subjacentes à procrastinação, com o objetivo de incrementar melhorias e definir objetivos a alcançar em 2026.
O projeto Oportunidade D’Ouro pretende também conduzir as pessoas a novas experiências, com o objetivo de cada uma encontrar aquilo que mais a satisfaz, enfim ir (re)construindo o seu caminho, por isso, neste mês, experimentaram novas modalidades desportivas – Boccia, Polybat e Walking football – e foi uma animação, pois nunca tinham praticado e cada um descobriu que tinha aptidão para uma ou mais modalidade.
Mas… como dezembro é um mês festivo, o Sr. João Tão – sócio do Restaurante 259, em Vila Real – ofereceu o almoço de Natal a todos os participantes do projeto e às suas técnicas, criando oportunidade para uma troca de presentinhos de “amigo secreto”. Ao Sr. João Tão, o grupo ofereceu uma tela com uma colagem, concebida e elaborada com a colaboração de todos que, de modo metafórico, representa o “quebrar do disco-riscado dos preconceitos” que limitam a compreensão da diversidade e criam discriminação e exclusão social.
Em resumo, foi um mês com momentos bonitos, outros enriquecedores, outros mais reflexivos … a vida é mesmo assim: um pouco de tudo…
Marina Teixeira, Psicóloga
Este projeto – Oportunidade D’Ouro – foi apresentado, em outubro de 2024, em candidatura ao Portugal Inovação Social (Programa Regional Norte 2030), no âmbito do Aviso “Parcerias para a Inovação Social”, tendo sido aceite como uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), a partir de 1 de janeiro de 2025, com término a 31 de dezembro de 2026.
Portanto, o Portugal Inovação Social, através dos Fundos da União Europeia cofinancia 80% do projeto e o Prémio Caixa Social cofinancia os restantes 20%.





