Formandos promovem reflexão sobre o Direito ao Trabalho das Pessoas com Deficiência

No passado dia 2 de dezembro, os formandos do Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, de Armamar, participaram num World Café subordinado ao tema “Direito ao Trabalho: Que futuro para as pessoas com deficiência?”.

A atividade esteve integrada na UFCD “Comunicação no Quotidiano”, tendo como principal foco a produção do discurso oral, com ênfase na expressão orientada. Através de uma dinâmica participativa e inclusiva, os formandos tiveram a oportunidade de desenvolver competências comunicativas, ao mesmo tempo que refletiram sobre uma temática de elevada relevância social.

O World Café centrou-se em quatro itens fundamentais: o emprego, a família, as entidades empregadoras e o Centro de Recursos para a Inclusão, permitindo uma visão abrangente e articulada dos vários agentes envolvidos no processo de inclusão profissional.

Com a participação nesta atividade, os formandos deram a sua opinião e refletiram sobre as capacidades e incapacidades das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, debatendo preconceitos, barreiras existentes e o potencial de cada indivíduo. Foi também realizada uma reflexão crítica sobre as melhorias que o Estado Português deveria implementar para promover uma maior e mais eficaz integração profissional das pessoas com deficiência.

Durante a sessão, foram ainda abordados os apoios do IEFP à contratação de pessoas com deficiência, destacando a importância destes incentivos no apoio às entidades empregadoras e na promoção de um mercado de trabalho mais inclusivo.

Esta iniciativa surgiu no âmbito do Projeto do INR, que decorre às terças e quintas-feiras no concelho de Armamar, e contou com a participação dos clientes da A2000, bem como da comunidade em geral. O encontro constituiu um espaço de diálogo aberto e construtivo, promovendo a partilha de ideias, experiências e perspetivas sobre o futuro das pessoas com diversidade funcional, reforçando a importância da inclusão, da igualdade de oportunidades e do direito ao trabalho.

Curso 1 – Ação 3 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Sofia Barros, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Facebook

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

9 de Janeiro, 2026

Doador do mês de janeiro

9 de Janeiro, 2026

Doador do Mês de janeiro

9 de Janeiro, 2026
Skip to content