No mês de agosto, no CACI, desenvolvemos diversas atividades que nos proporcionaram momentos de aprendizagem, criatividade, convívio, partilha e, sobretudo, muita diversão.
No âmbito das atividades lúdicas e de expressão plástica, construímos jogos de mesa, nomeadamente dominós e jogos de memória. Tivemos também a oportunidade de aprender a fazer pulseiras, desenvolvendo a nossa criatividade, concentração e motricidade fina.
Na cozinha, realizámos várias atividades que nos permitiram experimentar e confecionar diferentes receitas. Preparámos sumo de frutos vermelhos com limão, coquinhos, salame e pão de queijo. Estes momentos foram vividos com entusiasmo e espírito de entreajuda, proporcionando-nos não só a aprendizagem de novas competências, mas também momentos de convívio e partilha.
Construímos ainda um quadro com as nossas fotografias, que fomos tirando ao longo destes meses. Esta atividade permitiu-nos recordar e valorizar os diferentes momentos que vivemos em conjunto, criando uma bonita memória do nosso percurso.
Tivemos também a oportunidade de frequentar a piscina duas vezes por semana. Foram manhãs muito divertidas e relaxantes, que contribuíram para o nosso bem-estar físico e emocional, proporcionando-nos momentos de descontração, convívio e diversão.
No grupo de autodeterminação, continuámos a decorar os nossos dossiês para guardar os nossos trabalhos, dando largas à imaginação e tornando estes momentos de aprendizagem ainda mais divertidos e criativos.
Também desfrutámos da nossa sala de Snoezelen, onde tivemos a oportunidade de viver momentos de relaxamento e bem-estar. Neste espaço, através de uma grande variedade de estímulos sensoriais, trabalhámos competências como o autocontrolo e a autonomia. Cada experiência foi vivida de forma única e enriquecedora, contribuindo para o nosso desenvolvimento e bem-estar.
Às sextas-feiras, vivemos momentos especialmente dedicados à diversão, à criatividade e à liberdade de escolha. Nestes dias, para além de realizarmos diferentes jogos e atividades de pintura, tivemos também a oportunidade de assistir a um filme e de participar em sessões de karaoke, que nos proporcionaram momentos de descontração, entretenimento, convívio e dança.
Demos ainda início à Oficina do Conto e Literatura, uma nova atividade que despertou a nossa imaginação e nos proporcionou momentos de reflexão e diálogo. Ao longo das sessões, lemos diferentes contos e conversámos sobre as histórias, as personagens e as mensagens presentes em cada uma delas. Cada conto tornou-se, assim, uma oportunidade para aprendermos, refletirmos e partilharmos ideias, permitindo-nos olhar para o mundo com maior sensibilidade e compreensão.
Entre histórias, conversas, jogos, atividades criativas e muitos momentos de convívio, vivemos este mês com entusiasmo e alegria, criando memórias especiais e experiências significativas para todos.
Técnicos do CACI





