“UM PEQUENO PASSO PARA O HOMEM, MAS UM GRANDE SALTO PARA A HUMANIDADE.”

Formandos da A2000 realizam trabalhos manuais na sala de formação

” Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”

Esta frase foi dita por Neil Armstrong quando pisou pela primeira vez a Lua, mas podemos aplicá-la em várias circunstâncias da nossa história.

Uma destas situações foi em 1948, a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que são tão importantes e, muitas vezes no nosso dia-a-dia, acabamos por nos esquecer deles ou não os temos tão presentes na nossa memória. Por isso, na minha opinião, devem ser relembrados com alguma periodicidade.

E com esta necessidade de nos relembrarmos, abordámos o tema e decidimos eternizá-lo num quadro. Começámos por ler, todos em conjunto, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. De seguida, realizámos um debate sobre cada direito e exploraram-se situações do dia-a-dia onde se aplicam, ou deveriam ser aplicados. Em seguida, selecionámos os direitos que nos são mais “caros” e relevantes. Após a seleção, deitou-se mãos à obra.

A entreajuda esteve sempre presente e, enquanto transcrevíamos os direitos para o quadro, os formandos foram partilhando situações do seu quotidiano em que aqueles direitos tinham sido fundamentais ou então não foram aplicados.

“Artigo 1.º – Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Este é o primeiro Artigo da Declaração Universal do Direitos Humanos, e todos na sala chegámos à conclusão de que é o mais importante! Que todos nos devíamos reger por eles na nossa vida.

Todos iguais com os mesmos direitos!!!

Joana Martins, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025

Doador do mês de abril

10 de Abril, 2025
Skip to content