Formação Pedagógica Inicial de Formadores

A A2000 obteve autorização de funcionamento de cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores através do Certificado de Autorização de Funcionamento n.º C2832001 de 14 de Dezembro de 2012 do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP). 

A formação pedagógica inicial de formadores tem como objetivo fornecer aos formandos os instrumentos e desenvolver as capacidades necessárias para exercerem a atividade de formadores nas respetivas áreas profissionais, bem como a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).

No final do curso, os formandos estão aptos para situar o papel do formador no sistema onde se desenvolve a sua atividade e definir o respetivo perfil de competências desejável, preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação tendo em conta a facilitação do processo de aprendizagem pela seleção e aplicação dos métodos, técnicas e meios pedagógicos mais adequados, autoavaliar o seu desempenho face ao perfil de competências desejado.

A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas Competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função: 

1. na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos; 

2. na gestão e coordenação de formação; 

3. no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação. 

O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de: 

i) Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal: 

– Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal; 

– Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém; 

– Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática. 

ii) Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação: 

– Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização; 

– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa; 

– Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação; 

– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação; 

– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada; 

– Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto; 

– Desenvolver uma relação pedagógica eficaz 

iii) Refletir sobre os sistemas de formação: 

– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional. 

O formador deverá ser capaz de estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.

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Formação Pedagógica Inicial de Formadores

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