Em 2019 a A2000 obteve cofinanciamento pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., em 3 projetos direcionados a adultos com deficiência ou incapacidade, os quais usufruíram gratuitamente dos mesmos, a saber:
– A Arte de Participar
– À Descoberta de Outros Mundos
– Férias na praia
– A ARTE DE PARTICIPAR
Finalidade: Aumentar a visibilidade, a valorização e inclusão, de 20 PCDI’s, através da expressão artística.
MAIO A DEZEMBRO
Nos concelhos de Armamar e Tabuaço:
– Realizar atividades artísticas, ao nível da expressão plástica e corporal, que desenvolvam e/ou aumentem a capacidade de expressão de sentimentos/ideias/ opiniões, cooperação, partilha, autonomia e autoestima.
– Realizar exposições itinerantes dos trabalhos produzidos pelas PCDI’s, em locais públicos que revelem as suas competências, as valorizem e promovam momentos de socialização e participação na comunidade.
– Envolver entidades dos dois concelhos, nesta corrente artística por forma a envolver a comunidade nesta tarefa de embelezar o concelho.
– Realizar apresentações noutras entidades de uma encenação/coreografia construída pelos participantes.
– Realizar, em dezembro, um evento público, em cada concelho, onde se reúnam todas as produções artísticas, e se faça a apresentação da encenação/coreografia das PCDI, bem como o filme com todas as etapas de produção, os depoimentos das PCDI/significativos e a recolha de opiniões da comunidade acerca das exposições itinerantes.
– À DESCOBERTA DE OUTROS MUNDOS
Finalidade: Integração social de 10 adultos com incapacidade ou necessidades especiais, em risco de exclusão social, do concelho de Murça.
MAIO A DEZEMBRO
– Efetuar diagnóstico social na área da deficiência para identificação das necessidades de todas as pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI) e encaminhá-las
– Promover atividades que desenvolvam/aumentem os níveis de competência do saber ser/estar, fazer e aprender, nomeadamente ao nível da autonomia, da participação, relações interpessoais, autodeterminação, experiências ocupacionais e profissionais
– Orientar e promover a definição de interesses profissionais, encaminhando para emprego ou formação profissional.
– Mapear no tecido empresarial do concelho as entidades disponíveis para receber pessoas com deficiência.
– Informar o tecido empresarial sobre as medidas ativas de emprego para PCDI’s e vantagens na sua integração profissional
– Realizar 2 palestras abertas à comunidade a 1ª para apresentação do diagnóstico social efetuado acerca das PCDI’s e suas necessidades. A 2ª palestra terá a finalidade de sensibilizar e capacitar sobre direitos de cidadania e, medidas de apoio ao emprego para PCDI e empresas.
– FÉRIAS NA PRAIA
Finalidade: Proporcionar 5 dias de férias a 10 clientes – a decorrer na Colónia de Férias da Praia da Árvore em Vila do Conde.
JUNHO
Objetivos específicos:
– Aumentar a autonomia pessoal
– Aumentar as competências de relação interpessoal
– Aumentar a rede de relações interpessoais.
– Diversificar as experiências ocupacionais/lúdicas/ culturais