Viver sem Idade – BPI Fundação la Caixa

A A2000 foi uma das entidades vencedoras da 8º edição dos Prémio BPI “la Caixa” Seniores, com o projeto denominado “Viver sem idade”. Este projeto pretende efetuar uma revolução tecnológica nas atividades desenvolvidas nos Espaços de Convívio direcionados para idosos autónomos e isolados, nomeadamente através da aquisição de novos equipamentos informáticos, como computadores, tablets e sistemas de realidade virtual e uma panóplia de jogos interativos.

Tem como objetivo aumentar a qualidade de vida de 100 pessoas idosas, através da utilização de novas ferramentas tecnológicas, que permitam estimulação (sensorial, cognitiva, emocional, motora e social) prevenindo a deterioração cognitiva, o isolamento e institucionalização.

Logotipo BPI e Fundação “La caixa”

A A2000 desenvolve, desde 2010, atividades para pessoas idosas autónomas, através de uma parceira com a Câmara de Santa Marta de Penaguião e 5 Freguesias deste concelho. Desta intervenção, constatou-se que urge apoiar um maior número de pessoas, nomeadamente nas freguesias do Peso da Régua (União de Freguesias de Poiares e Canelas; e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas), mas também as pessoas idosas fisicamente mais limitadas, isoladas e carenciadas. Assim, este projeto contribuirá para colmatar estas necessidades, promovendo uma resposta mais flexível, preservando as atividades que já são desenvolvidas, mas abrangendo um novo concelho e novos participantes, com outras dificuldades e limitações.

Com a implementação deste projeto, pretende-se promover na comunidade uma maior aproximação às novas tecnologias através de atividades de estimulação física/cognitiva ou comunicação com familiares, com recurso às novas tecnologias, diminuindo o isolamento social e retardando a institucionalização das pessoas idosas dos concelhos de intervenção da A2000. Este projeto adquire uma importância maior nesta altura em que todos temos a responsabilidade de proteger as pessoas mais frágeis da pandemia, provocada pela Covid-19.

O desenvolvimento de atividades com recursos a equipamentos tecnológicos terá um impacto social na medida em que permitirá adotar um estilo de vida dinâmico e fomentará as competências físicas, cognitivas e sociais das pessoas idosas, bem como valorizará o potencial dos idosos na sua relação com a comunidade, promovendo a participação social e comunitária. 

As 100 pessoas idosas que serão apoiadas pelo projeto, pertencem a 2 concelhos onde a A2000 intervém – Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua..

Logotipo União de Freguesias de Poiares e Canelas, a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas
e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura.

O projeto “Viver sem idade” tem como parceiros, quer na parte financeira, quer na parte logística, no Concelho de Peso da Régua: a União de Freguesias de Poiares e Canelas, a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura.

Logotipo Município de Santa Marta de Penaguião, União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane;
União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; Freguesia de Fontes.

No Concelho de Santa Marta de Penaguião conta como parceiros / financiadores: Município de Santa Marta de Penaguião; União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; Freguesia de Fontes.

Viver sem Idade – BPI Fundação la Caixa

Skip to content