A A2000 APRESENTA CANDIDATURA PARA CONSTRUÇÃO DE INSTALAÇÕES

António Ribeiro (Presidente da Direção) e Artur Guedes (Vogal da Direção)

No passado dia 6 de julho, a Direção da A2000 entregou o processo físico (dossier de candidatura – denominada “Centro de Respostas Sociais”), ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), ao GAL – Associação Douro Histórico para a construção de instalações.

A candidatura apresentada enquadra-se no PRODER – Medida 3 – Melhoria da Qualidade de Vida – Ação 3.2.2 – Serviços Básicos para a População Rural, e a sua aprovação implicará a construção de dois pavilhões contíguos na Zona Oficinal de Sta. Marta de Penaguião (com um custo total elegível de € 453.814,74, sendo a comparticipação do PRODER de € 200.000,00), o que permitirá um considerável aumento, qualitativo e quantitativo, das respostas da A2000 à população rural, com prioridade às pessoas com deficiência e incapacidade e a outros públicos desfavorecidos. 


A A2000 está acreditada como entidade formadora pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) desde 2001; a qualidade dos serviços sociais está certificada pelo European Quality Assurance for Social Services (EQUASS) desde 2011; e atualmente encontra-se também em processo de certificação de qualidade pela NP ISO9001:2000. As atuais instalações dividem-se por três locais diferentes o que, além de implicar maiores custos, não permite a abrangência de mais clientes nem o incremento da qualidade num espírito de melhoria contínua.


Com a presente operação pretende criar-se condições físicas adequadas ao claro aumento da produtividade e à promoção da inovação e desenvolvimento de respostas direcionadas para as novas problemáticas da sociedade atual.


A ação 3.2.2 (Serviços Básicos para a População Rural) visa aumentar a acessibilidade da população dos territórios rurais a serviços essenciais à comunidade em função das necessidades identificadas no diagnóstico do Plano de Desenvolvimento Local e enquadra-se completamente com as necessidades prementes do concelho e limítrofes, bem como da A2000.

Ana Antunes,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content