“A alma é o segredo do negócio” – Presidente da A2000 entrevistado pela UNIVERSIDADE FM

Cartaz de divulgação da entrevista de António Ribeiro

“A alma é o segredo do negócio” – foi com esta expressão marcante que o presidente da A2000, António Ribeiro, se referiu à associação e ao trabalho dos seus colaboradores, em entrevista à rádio Universidade FM.

Num programa que abriu uma nova temporada do programa “Para cá dos montes”, dinamizado pela Associação Vale d’Ouro em parceria com o já referido órgão de comunicação social regional, foi com Luís Almeida e Ana Gouveia que o líder da Direção da A2000 falou sobre o trabalho realizado, e as perspetivas e ambições para os próximos tempos.

O assunto da mudança de instalações para Poiares foi tema obrigatório, num processo justificado pelas necessidades de crescimento da associação, anteriormente sediada em Santa Marta de Penaguião. Depois de um interesse seguido de um processo negocial exigente, de nove meses, a A2000 muda-se “de armas e bagagens” para as instalações anteriormente pertencentes ao Colégio Salesiano de Poiares, num processo que contou com o forte apoio das entidades locais, conforme António Ribeiro frisou. “O presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua viu com muito bons olhos esta possibilidade, e acreditou desde o início que esta oportunidade se concretizasse. Aliás, até creio que uma das poucas decisões tomadas por unanimidade no executivo municipal do Peso da Régua foi o apoio à A2000 na aquisição do seminário”, declarou o presidente da A2000, que também realçou a importância da União de Freguesias de Poiares e Canelas em todo o apoio concedido que, em ambos os casos, foi considerado “fundamental” para a decisão de mudar as instalações para Poiares.

Contudo, António Ribeiro não deixou de sublinhar a “proximidade interessante” da associação com o presente Executivo Municipal penaguiense liderado por Luís Machado (ilustrado pelos Espaços de Convívio existentes em cinco freguesias do concelho, e da presença de vários utentes e colaboradores penaguienses), e até está convencido de que essa relação pode sair “reforçada” e em benefício de Santa Marta no futuro.

Quanto a Poiares, António Ribeiro diz que a localidade já está a ganhar com a presença da A2000, e reitera que ainda será mais beneficiada no futuro. “A A2000 vai ser o ‘motor’ impulsionador das demais IPSS daquela zona, e isto já está a acontecer em Poiares. Uma IPSS da freguesia já ganhou, graças à nossa presença, crianças, bem como um serviço que contratualizámos de refeições, confecionadas nessa instituição. A utilização gratuita do nosso pavilhão por uma equipa de futsal de Poiares, a cedência de um espaço para a sua Banda de Música, ou a priorização do recrutamento de novos colaboradores entre os habitantes da freguesia, são outros dos benefícios que, aliás, estão protocolados com a junta de freguesia local”.

Na entrevista, António Ribeiro não se esqueceu de destacar a “alma” dos colaboradores da A2000, o “segredo do negócio” e do crescimento da instituição. “A maior riqueza da A2000 tem sido os seus colaboradores. Pessoas de uma enorme entrega e dedicação, que não olham a horas ou a meios para dar tudo em prol da associação, e que nos motivaram a encarar e abraçar este desafio a que nos propusemos. São pessoas com uma estaleca muito acima da média, e as grandes responsáveis pelo nosso crescimento e afirmação na região”.

A entrevista completa pode ser vista, na íntegra, na página oficial da Associação Vale d’Ouro, no Facebook.

Gonçalo Novais, Técnico da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content