O Curso 1 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer na sede da A2000 em Poiares, desenvolveu uma atividade de culinária no âmbito da unidade de formação 3542 – Animação no domicílio e em instituições – técnicas e atividades.
A atividade em causa teve como objetivo principal reconhecer a importância da culinária em domicílios e instituições. Contudo, abrangendo a atividade no seu todo, os formandos também tiveram de indicar os ingredientes necessários à confeção da receita, referir os equipamentos ou utensílios necessários à confeção da receita e confecionar a receita em si, com auxílio do formador.
Inicialmente, analisamos a receita para percebermos as alterações que tínhamos de realizar a nível de quantidades, uma vez que duplicamos as quantidades dos ingredientes a usar.
Após, foi hora de colocarmos as “mãos na massa”, fizemos a medição de todos os ingredientes e depois de batermos com a batedeira os ovos e o açúcar, adicionamos todos os restantes ingredientes e mexemos com uma colher de varas.
Entretanto, barramos a forma com um pouco de manteiga e polvilhamos com farinha e colocamos a nossa massa no forno. Passados 30 minutos o nosso bolo ficou pronto e com um aspeto maravilhoso.
Este tipo te atividades são uma mais valia no percurso de aprendizagem dos formandos, uma vez que conciliam a prática a conhecimentos base como as unidades de medida. São atividades que podem ser sempre desenvolvidas com diversos grupos etários com funcionalidades distintas.
Foi uma manhã bem passada, de partilha d conhecimentos, aquisição de novas aprendizagens e degustação de novos sabores.
Curso 1 – Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marisa Camilo, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.





