O Curso 1/Ação 12 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários visitou o Museu Municipal de Resende com o intuito de descobrir as tradições locais, no âmbito da UFCD À Descoberta das Inter-relações Entre Espaços. Após visita geral guiada pela Dr.ª Inês Correia que terminou na sala de arqueologia, os formandos desenvolveram uma atividade prática de escavação, encontrando joias, moedas e outros objetos.
Esta visita permitiu aos formandos refletir sobre a complexidade das sociedades que nos antecederam. Esta experiência promove não só a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a evolução cultural, social e política da humanidade.
O contacto com objetos autênticos, contextualizados no espaço e no tempo, torna o conhecimento mais acessível e memorável. Ajuda a compreender melhor os conteúdos abordados em sala de aula, estabelecendo ligações entre a teoria e a realidade histórica. Além disso, estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o respeito pela preservação do património.
Para além do valor educativo, esta visita proporciona também um importante contributo ao nível pessoal e social. Estimula a empatia cultural, o sentido de identidade e a valorização da diversidade humana ao longo dos tempos. Ao mesmo tempo, incentiva a partilha de ideias e interpretações entre colegas, promovendo o diálogo e a construção coletiva de saberes.
No final, decorreu uma reflexão conjunta, tendo sido colocadas algumas questões acerca do Museu e das suas exposições. Com esta reflexão concluiu-se que a atividade da escavação foi o momento preferido. Esta visita permitiu aos formandos aprofundar os conhecimentos dos costumes do Concelho de Resende, conhecer um pouco mais da sua história.
Obrigado Dra. Inês, esperamos voltar!
Curso 1 – Ação 12 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Cláudia Lopes e Goreti Alexandre, Formadoras
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.