À Descoberta de Outros Mundos

Clientes do projeto na sessão de boas-vindas com os representantes das várias entidades

Enquanto grande parte do País “vai a banhos” e beneficia dos efeitos positivos do descanso da rotina e experiências do trabalho, do tempo de atividades ao ar livre, do tempo de qualidade com familiares e amigos neste “nosso” querido Agosto, à quem sinta a manifesta necessidade de estar permanentemente “ligado”, como é o caso da Associação 2000  de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, que decidiu quebrar a trajetória da solidão de alguns clientes com o arranque das atividades do projeto INR “À Descoberta de Outros Mundos” no Município de Murça.

As boas-vindas ao grupo de trabalho inerente a este projeto foi marcado pela presença de o Eng.º Mário Artur Correia Lopes (Presidente da Câmara Municipal de Murça), pelo Dr. Avelino José Santos (Presidente da Junta de Freguesia de Murça e adjunto do Sr. Presidente), pela Dra. Marina Teixeira (Diretora Técnica da Associação 2000), pela equipa técnica da A2000 e pela grande alegria e partilha de ambas as partes.

Para quebrar a tensão de um ambiente onde reina um certo desconhecimento entre todos, foram dinamizadas algumas dinâmicas de grupo ” A Teia”, com o objetivo de romper com o silêncio e fazer com que, aos poucos, fosse criada uma interação entre todos os envolvidos.

Foi ainda apresentado o manual de acolhimento do projeto com informações úteis para o grupo de clientes (Missão, valores, princípios, estatutos, direitos, deveres, entre outros).

Para além da teoria, que é sempre importante na iniciação de qualquer projeto, seguimos em frente com a divertida construção do mural de aniversários, com a ilustração do que somos e do que sonhamos ser.

No sentido de estimular a motivação e o conhecimento, organizamos uma visita à cidade de Vila Real, distrito ao qual pertencemos, nomeadamente, ao Museu da Vila Velha e ao Museu de Arqueologia e Numismática. Um dia muito gratificante para o coração e mente de todos nós.

No seguimento deste projeto pretendemos desenvolver momentos de convívio social, onde se desenvolvam competências e aptidões e também se adquiram novos conhecimentos para que, sempre que possível, haja oportunidade de integração no mundo profissional. Neste sentido, procedeu-se à prospeção do tecido empresarial do concelho, as entidades disponíveis para receber o nosso grupo de clientes, cada um com as suas capacidades, e seu jeito diverso de ser e de perceber.

Agradecemos ao Município de Murça, a todos os Presidentes de Junta de Freguesia, a todas as entidades locais que colaboram connosco, e a cada um de vocês que se envolveram, tal como nós, neste projeto.

Bem Haja a todos!

“Que o nosso (Vosso) mês de Agosto seja mesmo querido e, pese embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim …”

Patrícia Maçãs, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content