À Descoberta de Outros Mundos

Clientes da A2000 na piscina com a bandeira de Portugal, e em sala a fazer trabalhos manuais

O mês de setembro divide “oficialmente” a alta temporada da baixa – comparando com a época balnear e o recomeço das aulas dos Portugueses.

Por terras Murcenses, no Projeto INR ” À Descoberta de Outros Mundos” não deixou de ser diferente. Se por um lado ficou marcado o término das atividades na piscina descoberta (que promoveu entre os clientes relações interpessoais e consequentemente laços de amizade, interesse em compartilhar experiências e ideias, alívio do stress e aumento da autoestima), por outro, deu-se continuidade às atividades em sala, trabalhando os sonhos profissionais dos participantes, em que cada um pôde exprimir a profissão desejada.

A imaginação fluiu e em segundos voaram alto.

Neste contexto, também foram abordados a relação com os outros, a empatia e a reputação, no sentido de tomar consciência das diferentes facetas que a mesma pessoa pode passar aos outros. Reconheceram o impacto das atitudes pessoais nas relações interpessoais, promoveram a empatia e a capacidade de prestar atenção aos outros e às suas necessidades.

Para fomentar a imaginação e perceber o mundo de quem não fala nem ouve, dedicámos algum tempo em sala, a uma atividade prática “o jogo da mímica”, como forma de desenvolver a comunicação não-verbal e a criatividade, libertando o stress através do riso. Concluímos com uma reflexão sobre as facilidades e as dificuldades encontradas no decorrer da atividade.  

Conclui-se o mês de setembro, com duas sessões de preparação das figuras necessárias para o mini teatro a realizar no mês de outubro ” A ilha dos sentimentos”. Horas de boa disposição, troca de ideias, aprendizagem e muito esforço positivo. Neste sentido, trabalharam-se os três níveis de competência: conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e a atitude (competência/saber fazer acontecer).

Encerrámos desta forma as atividades do mês de setembro, com a certeza de que abraçaremos o mês seguinte ainda com mais força de vontade!

Um sonho sonhado sozinho é só um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto é a realidade!

Viva a vida sonhando!

Andreia Henrique, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content