À Descoberta de Outros Mundos

Clientes da A2000 na piscina com a bandeira de Portugal, e em sala a fazer trabalhos manuais

O mês de setembro divide “oficialmente” a alta temporada da baixa – comparando com a época balnear e o recomeço das aulas dos Portugueses.

Por terras Murcenses, no Projeto INR ” À Descoberta de Outros Mundos” não deixou de ser diferente. Se por um lado ficou marcado o término das atividades na piscina descoberta (que promoveu entre os clientes relações interpessoais e consequentemente laços de amizade, interesse em compartilhar experiências e ideias, alívio do stress e aumento da autoestima), por outro, deu-se continuidade às atividades em sala, trabalhando os sonhos profissionais dos participantes, em que cada um pôde exprimir a profissão desejada.

A imaginação fluiu e em segundos voaram alto.

Neste contexto, também foram abordados a relação com os outros, a empatia e a reputação, no sentido de tomar consciência das diferentes facetas que a mesma pessoa pode passar aos outros. Reconheceram o impacto das atitudes pessoais nas relações interpessoais, promoveram a empatia e a capacidade de prestar atenção aos outros e às suas necessidades.

Para fomentar a imaginação e perceber o mundo de quem não fala nem ouve, dedicámos algum tempo em sala, a uma atividade prática “o jogo da mímica”, como forma de desenvolver a comunicação não-verbal e a criatividade, libertando o stress através do riso. Concluímos com uma reflexão sobre as facilidades e as dificuldades encontradas no decorrer da atividade.  

Conclui-se o mês de setembro, com duas sessões de preparação das figuras necessárias para o mini teatro a realizar no mês de outubro ” A ilha dos sentimentos”. Horas de boa disposição, troca de ideias, aprendizagem e muito esforço positivo. Neste sentido, trabalharam-se os três níveis de competência: conhecimento (saber), habilidade (saber fazer) e a atitude (competência/saber fazer acontecer).

Encerrámos desta forma as atividades do mês de setembro, com a certeza de que abraçaremos o mês seguinte ainda com mais força de vontade!

Um sonho sonhado sozinho é só um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto é a realidade!

Viva a vida sonhando!

Andreia Henrique, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

A2000: Uma Família que Inspira e Muda Vidas

10 de Novembro, 2024

Integração Profissional

10 de Novembro, 2024

MUDAT – A Mudança começa em ti

10 de Novembro, 2024
Skip to content