A despedida  

Neste mês de julho, terminou o Curso 4 – Auxiliar Infantil – Ação 5, que decorreu nos últimos 3 meses nas instalações do Seminário de Resende.

Os formandos começaram com alguma insegurança e introversão, mas com o convívio e as atividades da formação, a confiança foi sendo conquistada e criaram uma relação harmoniosa e comunicativa entre todos. Esta relação permitiu, através do espírito de entreajuda, a realização de várias aprendizagens.

Hoje, 3 meses depois, vemos um grupo diferente, um grupo mais confiante e comunicativo. Vemos em cada um deles a alegria e orgulho neste percurso bem-sucedido, percurso de crescimento pessoal e social e aprendizagens profissionais.

Este trajeto de crescimento nos 3 meses de formação resulta do empenho em aprender e vontade em fazer. Sempre se mostraram disponíveis, interessados e empenhados na realização de tarefas. Esta atitude colaborante e participante trouxe ganhos significativos a cada um dos formandos. À medida que nos aproximávamos do final, começou a transparecer uma certa nostalgia pelos momentos vividos nos últimos meses, associada a um desejo de continuar, motivado pelas lembranças dos momentos felizes que aqui viveram.

Hoje, chegamos ao fim…  O dia da despedida, um dia intenso nas emoções. Por um lado, a alegria pelo trajeto de aprendizagem que realizaram e pelas amizades contruídas. Por outro, a saudade dos momentos felizes.

Deixo-vos com um pensamento de Paulo Freire “Quem ensina, aprende ao ensinar. Quem aprende, ensina ao aprender”. Aqui fica o nosso agradecimento a cada um dos formandos pelo mútuo ensinamento e mútua aprendizagem. 

Curso 4 – Auxiliar Infantil – Ação 5

Sandra Pinto, Psicóloga

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content