A despedida…  

Formandos do Curso de Auxiliar Infantil de Baião

No passado dia 16 de maio terminou o Curso 4 – Auxiliar Infantil – Ação 2 que decorreu, nos últimos três meses, em Baião.

O início foi tímido e retraído. O tempo foi passando e, com as dinâmicas da formação, os laços foram-se criando. Estes vínculos construídos entre os formandos levaram a uma interação e coesão grupal e a aprendizagens nas diferentes UFCD’s. Hoje, o sorriso no rosto dos formandos é o espelho das suas alegrias, alegria pela oportunidade de aprender, alegria pela relação que construíram entre eles e connosco, e alegria na conquista da sua independência e autonomia.

Este grupo teve um percurso enriquecedor nestas 400 horas de formação, mostrando sempre empenho em aprender e vontade em fazer. Começaram com uma atitude introvertida e reservada, focados na realização de tarefas mas, gradualmente, desinibiram-se, conheceram-se e cresceram como grupo. Conversaram mais, passaram a realizar atividades conjuntas nas horas livres – ir ao café ou ir às compras –, e passaram a ser confidentes e cúmplices nas brincadeiras. Foi adorável vê-los juntos neste crescimento. Agora, são um grupo! Juntos riem, brincam, partilham ideias, dificuldades, medos, vitórias e sonhos!

O último dia foi, para todos nós, uma mistura de emoções. Por um lado, a alegria pela conclusão bem-sucedida desta etapa e pelas relações construídas entre nós. Por outro, fica-nos no peito a saudade….

Termino com uma frase de Paulo Freire “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes”. Posto isto, deixo o meu agradecimento a todos e a cada um. Foi desafiante, mas foi muito mais gratificante!

Curso 4 – Auxiliar Infantil – Ação 2

Sandra Pinto, Psicóloga

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content