A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E OS ATORES PRINCIPAIS…  

LARA CARNIDE

Quando nos perguntam em que consiste a Formação Profissional para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, respondemos que esta visa a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais orientadas para o exercício de uma atividade no mercado de trabalho, tendo em vista potenciar a empregabilidade destas pessoas.  Sim, sim! Isto é a resposta “oficial” e o que está descrito na legislação.  Mas o que é “mesmo” a Formação Profissional? O que é que queremos atingir? O que fazemos em concreto? Que objetivos pretendemos alcançar?

A A2000 ministra Formação Profissional para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade desde 2001 e, desde esta data, tem um foco muito grande nesta população. Desde sempre que a “Pessoa” e as suas capacidades foram a nossa prioridade, em detrimento da deficiência e da incapacidade.

Desde sempre, a A2000 investiu nas competências e nas potencialidades destas pessoas, tendo como objetivo final a melhoria da sua qualidade de vida. Porém, esta nem sempre passa apenas pela integração profissional. Este é o objetivo final mas, para ser atingido, existe um longo caminho a percorrer em conjunto, lado a lado com os formandos. E é este percurso que fazemos com eles que nos orgulha! Vê-los tornarem-se autónomos, com capacidade de decisão, a escolherem o seu percurso, a opinarem sobre os mais diferentes assuntos. Porque se no final queremos a melhoria da sua qualidade de vida, não podemos descurar nenhum dos saberes (ser, estar e fazer). E se para uns esta melhoria passa por um contrato de trabalho, para outros pode ser o alargar da rede de amigos, o acesso a direitos até então desconhecidos, a aquisição de rotinas até então inexistentes, o acesso a terapias, pode ser basicamente o que eles quiserem, e é para isso que nós estamos todos aqui! Para os apoiar e acompanhar na definição do seu projeto de vida, do qual são eles os únicos decisores!

E é deste conjunto de “melhorias”, desta evolução, que toda a equipa retira um “sorriso”, e do qual todos nos orgulhamos. É nestes pequenos grandes sucessos que vamos buscar a nossa motivação diária para fazermos todos os dias um pouco mais e melhor, nesta A2000 que desafia todos os dias a nossa capacidade de inovação e flexibilidade!

No primeiro dia de formação de todos os grupos, é referida a frase “nós (equipa formativa) só estamos deste lado porque vocês (formandos) estão desse lado e o vosso lado é o mais importante, porque se vocês não estiverem aí, nós não estamos a fazer nada aqui”. Por isso, que fique bem claro para os formandos do passado, os de hoje e os que virão o nosso compromisso e a convicção de que a A2000 é uma casa que estará sempre aqui para os acompanhar, apoiar e aplaudir porque os FORMANDOS são os atores principais e as grandes «estrelas» do nosso trabalho!

Lara Carnide, Coordenadora da Formação Profissional da A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content